Especialista financeiro analisa os planos de encerramento da Goodyear em Fürstenwalde e discute potenciais medidas para salvar empregos.
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, o fabricante de pneus Goodyear planeia interromper a produção de pneus em Fürstenwalde até ao final de 2027. Isto deverá significar a perda de 750 empregos. O Ministro da Economia de Brandemburgo, Jörg Steinbach, gostaria de trabalhar para preservar os empregos, enquanto o grupo parlamentar de esquerda no parlamento estadual apela ao estado para estabelecer uma fundação industrial para evitar o encerramento. No entanto, a coligação vermelha-preta-verde rejeita esta proposta e vê boas possibilidades para os trabalhadores encontrarem alojamento noutro local. A nacionalização da empresa também é rejeitada por vários partidos. Espera-se que o encerramento planeado da produção de pneus na Goodyear em Fürstenwalde e Fulda tenha um impacto significativo no mercado de trabalho e na economia...

Especialista financeiro analisa os planos de encerramento da Goodyear em Fürstenwalde e discute potenciais medidas para salvar empregos.
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, o fabricante de pneus Goodyear planeia interromper a produção de pneus em Fürstenwalde até ao final de 2027. Isto deverá significar a perda de 750 empregos. O Ministro da Economia de Brandemburgo, Jörg Steinbach, gostaria de trabalhar para preservar os empregos, enquanto o grupo parlamentar de esquerda no parlamento estadual apela ao estado para estabelecer uma fundação industrial para evitar o encerramento. No entanto, a coligação vermelha-preta-verde rejeita esta proposta e vê boas possibilidades para os trabalhadores encontrarem alojamento noutro local. A nacionalização da empresa também é rejeitada por vários partidos.
Prevê-se que o encerramento planeado da produção de pneus na Goodyear em Fürstenwalde e Fulda tenha um impacto significativo no mercado de trabalho e na economia no leste de Brandeburgo. A perda de 750 empregos representa um grande fardo para os trabalhadores afectados e para as suas famílias. Além disso, as empresas fornecedoras também poderão ser afetadas, o que poderá levar a novas perdas de empregos na região.
Prevê-se que as importações baratas da Ásia e as pressões inflacionistas continuem a representar desafios para a indústria de pneus. Esta situação difícil também poderá impactar outras empresas do setor e levá-las a considerar medidas semelhantes às da Goodyear.
Resta saber como serão as negociações entre o governo do estado, a empresa e os funcionários afetados e quais medidas serão tomadas para mitigar os efeitos do fechamento e criar novas perspectivas para os funcionários.
Leia o artigo fonte em www.sueddeutsche.de