Especialista financeiro critica bilhões em ajuda à indústria de chips na Alemanha Oriental
De acordo com um relatório de amp2.handelsblatt.com, o Ministro Federal da Economia, Robert Habeck, notou o humor preocupado dos empresários locais em relação aos bilhões em ajuda para a indústria de chips durante sua viagem de verão pelo leste da Alemanha. Em particular, criticam o apoio estatal a empresas como a Infineon e a Intel, uma vez que isto está a esvaziar o mercado de trabalho na Alemanha Oriental e a agravar a escassez de trabalhadores qualificados. As pequenas e médias empresas já não se veem em posição de competir com os grandes intervenientes da indústria de chips no mercado de trabalho porque não conseguem atrair trabalhadores qualificados em número suficiente. Mostra também que em outras indústrias, como a fundição, o apoio da ajuda governamental não é suficiente...

Especialista financeiro critica bilhões em ajuda à indústria de chips na Alemanha Oriental
De acordo com um relatório de amp2.handelsblatt.com, o Ministro Federal da Economia, Robert Habeck, notou o humor preocupado dos empresários locais em relação aos bilhões em ajuda para a indústria de chips durante sua viagem de verão pelo leste da Alemanha. Em particular, criticam o apoio estatal a empresas como a Infineon e a Intel, uma vez que isto está a esvaziar o mercado de trabalho na Alemanha Oriental e a agravar a escassez de trabalhadores qualificados. As pequenas e médias empresas já não se veem em posição de competir com os grandes intervenientes da indústria de chips no mercado de trabalho porque não conseguem atrair trabalhadores qualificados em número suficiente. Mostra também que noutras indústrias, como a fundição, o apoio da ajuda governamental não é suficiente para se manterem competitivos. Contrariamente às garantias governamentais relativamente ao nível dos preços da electricidade para a indústria de chips, empresas como a fundição de Lößnitz vêem a sua existência ameaçada. Estas preocupações poderão resultar na retirada de muitas empresas da Alemanha Oriental e na deslocalização da sua produção para outros países.
É claro que o apoio governamental a indústrias-chave, como a indústria de chips, poderá ocorrer à custa de outras indústrias. As pequenas e médias empresas da Alemanha Oriental sentem-se em desvantagem face à forte pressão competitiva, que poderá levar a uma recessão económica na região a longo prazo. É, portanto, da maior importância que os programas de ajuda e financiamento estatais sejam concebidos de forma justa e equilibrada, a fim de garantir um equilíbrio entre os diferentes sectores económicos na Alemanha.
Leia o artigo fonte em amp2.handelsblatt.com