Especialista financeiro: Os planos de Lindner para reduzir o imposto de renda estão encontrando resistência - é assim que o governo quer neutralizá-los
De acordo com um relatório de www.welt.de, o Ministro das Finanças, Christian Lindner, quer iniciar um ponto de viragem na política financeira e reduzir os impostos sobre o rendimento e as sociedades. Está também a ser considerada a abolição da sobretaxa de solidariedade. No entanto, estes planos encontram forte resistência por parte do SPD e dos Verdes. A redução do imposto sobre o rendimento e a abolição da sobretaxa de solidariedade poderão ter um impacto significativo no mercado e no setor financeiro. Impostos mais baixos poderiam potencialmente permitir que empresas e investidores investissem mais na Alemanha e, assim, estimular a economia. No entanto, os críticos alertam que a redução dos impostos beneficiaria principalmente os dez por cento mais ricos da população e não criaria um dinamismo económico sustentável...

Especialista financeiro: Os planos de Lindner para reduzir o imposto de renda estão encontrando resistência - é assim que o governo quer neutralizá-los
De acordo com um relatório de www.welt.de, o Ministro das Finanças, Christian Lindner, quer iniciar um ponto de viragem na política financeira e reduzir os impostos sobre o rendimento e as sociedades. Está também a ser considerada a abolição da sobretaxa de solidariedade. No entanto, estes planos encontram forte resistência por parte do SPD e dos Verdes.
A redução do imposto sobre o rendimento e a abolição da sobretaxa de solidariedade poderão ter um impacto significativo no mercado e no setor financeiro. Impostos mais baixos poderiam potencialmente permitir que empresas e investidores investissem mais na Alemanha e, assim, estimular a economia. Contudo, os críticos alertam que a redução de impostos beneficiaria principalmente os dez por cento mais ricos da população e não criaria um dinamismo económico sustentável.
Uma redução geral das taxas de imposto sobre o rendimento e das sociedades poderia tornar as empresas alemãs mais atractivas na concorrência internacional. Além disso, os incentivos fiscais poderiam aumentar a vontade de investir e inovar.
No entanto, também existem preocupações de que a redução de impostos possa levar a um declínio nas receitas do governo, o que levaria a uma redução do investimento e da despesa pública. Além disso, tal medida poderia aumentar a desigualdade social, uma vez que o alívio beneficiaria principalmente os cidadãos mais ricos.
Resta saber como se desenvolverá o debate sobre os planos de redução de impostos do Ministro das Finanças Lindner e que medidas específicas serão finalmente implementadas. No entanto, é claro que estas propostas têm potencial para ter efeitos de longo alcance na economia alemã e no sector financeiro.
Leia o artigo fonte em www.welt.de