Especialista financeiro alerta: A economia alemã enfrenta anos de crescimento fraco
De acordo com um relatório de www.zdf.de, os principais economistas da Alemanha prevêem um fraco crescimento económico. As taxas de crescimento anual poderão ser inferiores a 1% no médio prazo, o que é significativamente inferior à média dos últimos trinta anos. Esta previsão fraca poderá muito provavelmente ser atribuída à evolução demográfica e à escassez de trabalhadores qualificados. Em particular, é provável que a sociedade envelhecida tenha dificuldade em adaptar-se às novas tecnologias, o que poderá afectar o crescimento económico. Além disso, os elevados custos de abandono dos combustíveis fósseis também desempenham um papel e podem levar a um declínio no potencial de produção. A avaliação de economistas proeminentes de que a Alemanha está a entrar numa fase que durará anos...

Especialista financeiro alerta: A economia alemã enfrenta anos de crescimento fraco
De acordo com um relatório de www.zdf.de, os principais economistas da Alemanha prevêem um fraco crescimento económico. As taxas de crescimento anual poderão ser inferiores a 1% no médio prazo, o que é significativamente inferior à média dos últimos trinta anos.
Esta previsão fraca poderá muito provavelmente ser atribuída à evolução demográfica e à escassez de trabalhadores qualificados. Em particular, é provável que a sociedade envelhecida tenha dificuldade em adaptar-se às novas tecnologias, o que poderá afectar o crescimento económico. Além disso, os elevados custos de abandono dos combustíveis fósseis também desempenham um papel e podem levar a um declínio no potencial de produção.
A avaliação feita por economistas proeminentes de que a Alemanha está a entrar numa fase de fraco crescimento que já dura há anos deve ser levada a sério. Existe o risco de que não só as taxas de crescimento do produto interno bruto caiam, mas que muitas empresas também possam ser afectadas por ameaças existenciais devido ao problema dos trabalhadores qualificados.
Em particular, os quatro principais erros de política económica na política económica alemã são alarmantes. Estes erros, como a fracassada transformação ecológica e tecnológica até agora, bem como a burocracia excessiva e o défice de investimento governamental, poderão contribuir para a fraca previsão de crescimento.
Globalmente, os anos de fraco crescimento na Alemanha poderão ter efeitos de longo alcance no mercado e no sector financeiro e, portanto, requerem uma análise cuidadosa e um planeamento prévio de investimentos e estratégias financeiras.
Leia o artigo fonte em www.zdf.de