Especialista financeiro alerta: indústria solar da Alemanha Oriental está à beira do colapso
De acordo com um relatório de www.schwarzwaelder-bote.de, a reconstrução da indústria solar na Alemanha Oriental pode enfrentar grandes dificuldades. A decisão orçamental do Tribunal Constitucional Federal poderá ter efeitos significativos na Alemanha Oriental. De acordo com o político do Partido Verde, Michael Kellner, a economia da Alemanha Oriental é particularmente afectada, uma vez que a falta de 60 mil milhões de euros põe em perigo o fundo para o clima e a transformação. Dos investimentos anunciados na indústria alemã de 80 mil milhões de euros, cerca de 50 mil milhões foram na Alemanha Oriental. Kellner enfatizou que os investimentos e os empregos devem ser garantidos através do apoio governamental. Sem o fundo para o clima e a transformação, nem a criação de fábricas de chips em Dresden e Magdeburg nem a reconstrução da indústria solar estariam garantidas. …

Especialista financeiro alerta: indústria solar da Alemanha Oriental está à beira do colapso
De acordo com um relatório de www.schwarzwaelder-bote.de, a reconstrução da indústria solar na Alemanha Oriental poderá enfrentar grandes dificuldades. A decisão orçamental do Tribunal Constitucional Federal poderá ter efeitos significativos na Alemanha Oriental. De acordo com o político do Partido Verde, Michael Kellner, a economia da Alemanha Oriental é particularmente afectada, uma vez que a falta de 60 mil milhões de euros põe em perigo o fundo para o clima e a transformação. Dos investimentos anunciados na indústria alemã de 80 mil milhões de euros, cerca de 50 mil milhões foram na Alemanha Oriental. Kellner enfatizou que os investimentos e os empregos devem ser garantidos através do apoio governamental. Sem o fundo para o clima e a transformação, nem a criação de fábricas de chips em Dresden e Magdeburg nem a reconstrução da indústria solar estariam garantidas.
O especialista em finanças e orçamento do FDP, Frank Schäffler, pede a isenção de subsídios para as fábricas de chips em Magdeburg e Dresden e argumenta que estes locais não são áreas estruturalmente fracas.
A especialista Claudia Kemfert recomenda a suspensão do freio à dívida e o corte de gastos em áreas não futuras, a fim de concretizar a transformação na Alemanha.
Estes desenvolvimentos poderão ter efeitos de longo alcance na indústria financeira e no mercado como um todo. Em particular, o fracasso na reconstrução da indústria solar poderá levar à perda de empregos e encomendas. Além disso, a falta de investimento em fábricas de chips e outros projectos de infra-estruturas poderia ter um impacto negativo no desenvolvimento económico da Alemanha Oriental. Resta saber como o governo federal responderá a estes desafios e quais os efeitos a longo prazo que estas decisões terão sobre a economia.
Leia o artigo original em www.schwarzwaelder-bote.de