Especialista financeiro alerta para uma possível crise na indústria alemã e para os trabalhadores – são necessários investimentos em infra-estruturas.
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de, a Confederação Sindical Alemã (DGB) alerta para uma nova crise na indústria alemã e para os trabalhadores. A líder da DGB, Yasmin Fahimi, expressou preocupação com a crise em curso e o seu impacto na população. Os trabalhadores sem acordo coletivo são particularmente afetados pela perda de rendimentos, ao mesmo tempo que aumenta a incerteza quanto à segurança no emprego. Fahimi também criticou a fase de expiração do limite máximo estatal do preço do gás e da eletricidade e apelou a investimentos em infraestruturas sociais, no sistema de saúde, na mobilidade e na transformação para a neutralidade climática. Tendo em conta estes desenvolvimentos preocupantes, a economia alemã poderá enfrentar desafios significativos. Incerteza sobre a segurança no emprego e aumento do desemprego...

Especialista financeiro alerta para uma possível crise na indústria alemã e para os trabalhadores – são necessários investimentos em infra-estruturas.
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de, a Federação Alemã de Sindicatos (DGB) alerta para uma nova crise na indústria alemã e para os trabalhadores. A líder da DGB, Yasmin Fahimi, expressou preocupação com a crise em curso e o seu impacto na população. Os trabalhadores sem acordo coletivo são particularmente afetados pela perda de rendimentos, ao mesmo tempo que aumenta a incerteza quanto à segurança no emprego. Fahimi também criticou a fase de expiração do limite máximo estatal do preço do gás e da eletricidade e apelou a investimentos em infraestruturas sociais, no sistema de saúde, na mobilidade e na transformação para a neutralidade climática.
Tendo em conta estes desenvolvimentos preocupantes, a economia alemã poderá enfrentar desafios significativos. A incerteza quanto à segurança do emprego e o aumento do desemprego poderão levar a um declínio do consumo, o que, por sua vez, poderá ter um impacto negativo no crescimento económico. Além disso, a perda de rendimentos poderia fazer com que a população tivesse menos dinheiro para gastar, o que poderia afectar vários sectores industriais.
Além disso, a falta de investimento em infraestruturas e nos processos de transformação rumo à neutralidade climática poderá ter efeitos a longo prazo na competitividade da economia alemã. As infraestruturas inadequadas e a falta de digitalização poderão afetar a atratividade da Alemanha como local para empresas e trabalhadores qualificados.
Globalmente, existe uma necessidade urgente de o governo tomar medidas para fortalecer a economia, impulsionar o investimento e melhorar as infra-estruturas sociais. Caso contrário, a crise em curso poderá ter efeitos graves no mercado alemão e no sector financeiro.
Leia o artigo fonte em www.tagesspiegel.de