Especialista financeiro confiante apesar da situação orçamental tensa em Schleswig-Holstein
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, o Ministro da Economia de Schleswig-Holstein, Claus Ruhe Madsen, está a entrar no novo ano com confiança, apesar dos muitos problemas e da situação orçamental tensa. Ele enfatizou que as previsões económicas prevêem um aumento do produto interno bruto de 0,7 a 1,4 por cento e que a inflação deverá estabilizar visivelmente para 2,6 a 2,3 por cento. Madsen expressou a sua confiança de que a descida da taxa de inflação, juntamente com os aumentos tarifários e salariais, impulsionarão o consumo e acelerarão o motor económico. Ele também espera que o Banco Central Europeu reduza a taxa de juro directora em 2014 e, assim, dê um impulso à indústria da construção, em particular. Apesar das previsões e perspectivas confiantes do Ministro...

Especialista financeiro confiante apesar da situação orçamental tensa em Schleswig-Holstein
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, o Ministro da Economia de Schleswig-Holstein, Claus Ruhe Madsen, está a entrar no novo ano com confiança, apesar dos muitos problemas e da situação orçamental tensa. Ele enfatizou que as previsões económicas prevêem um aumento do produto interno bruto de 0,7 a 1,4 por cento e que a inflação deverá estabilizar visivelmente para 2,6 a 2,3 por cento. Madsen expressou a sua confiança de que a descida da taxa de inflação, juntamente com os aumentos tarifários e salariais, impulsionarão o consumo e acelerarão o motor económico. Ele também espera que o Banco Central Europeu reduza a taxa de juro directora em 2014 e, assim, dê um impulso à indústria da construção, em particular.
Apesar das previsões e perspectivas confiantes do Ministro Madsen, são esperados alguns desafios económicos. Um declínio de 0,3% na produção económica em toda a Alemanha e uma economia estagnada em Schleswig-Holstein são indicadores significativos de potenciais impactos financeiros e de mercado. Em particular, as empresas com utilização intensiva de energia, como a indústria química, e os sectores dependentes de interesses, como a construção, poderão ser afectados por estes desenvolvimentos. O quadro político federal fiável é também crucial para o desenvolvimento económico nos próximos meses.
A curto prazo, os problemas mencionados poderão levar a um abrandamento da economia e possivelmente a um declínio do investimento em determinados sectores. A longo prazo, os projectos de infra-estruturas planeados, como a expansão da auto-estrada e a nova construção do túnel de Fehmarnsund, bem como a iniciativa de redução da burocracia, poderão fornecer impulsos positivos para o desenvolvimento económico em Schleswig-Holstein. No entanto, será crucial a forma como o governo federal responderá aos desafios económicos e que medidas tomará para estabilizar a economia.
Leia o artigo fonte em www.sueddeutsche.de