Financiamento para Northvolt: Economista duvida que faça sentido
De acordo com um relatório de www.ndr.de, a empresa sueca Northvolt planeia construir uma fábrica de células de bateria nos arredores de Heide e criar 3.000 empregos. Os governos federal e estadual pretendem apoiar o acordo com um total de 700 milhões de euros. No entanto, um economista do Instituto Kiel para a Economia Mundial (IfW) manifesta dúvidas sobre se os subsídios fazem sentido. O valor do investimento para a Gigafactory da Northvolt ascende a 4,5 mil milhões de euros. A Northvolt não consegue angariar este montante sozinha e está, portanto, dependente de financiamento. A Comissão Europeia ainda tem de aprovar finalmente os subsídios de um milhão de dólares, e a decisão é esperada para janeiro. O investimento na Northvolt poderia…

Financiamento para Northvolt: Economista duvida que faça sentido
De acordo com um relatório de www.ndr.de,
A empresa sueca Northvolt planeia construir uma fábrica de células de bateria nos arredores de Heide e criar 3.000 empregos. Os governos federal e estadual pretendem apoiar o acordo com um total de 700 milhões de euros. No entanto, um economista do Instituto Kiel para a Economia Mundial (IfW) manifesta dúvidas sobre se os subsídios fazem sentido. O valor do investimento para a Gigafactory da Northvolt ascende a 4,5 mil milhões de euros. A Northvolt não consegue angariar este montante sozinha e está, portanto, dependente de financiamento. A Comissão Europeia ainda tem de aprovar finalmente os subsídios de um milhão de dólares, e a decisão é esperada para janeiro.
O investimento na Northvolt poderia fortalecer significativamente a região estruturalmente fraca de Dithmarschen. O acordo seria digno de nota para Schleswig-Holstein e particularmente importante para a região de Dithmarschen. O financiamento poderia ajudar a reforçar as condições de localização na região. No entanto, coloca-se a questão de saber se os subsídios governamentais são a estratégia certa para incentivar as empresas a investir em determinadas regiões. O financiamento também poderá ter um impacto no mercado de trabalho regional, especialmente no que diz respeito aos serviços artesanais, que poderão tornar-se temporariamente mais caros.
Os 700 milhões de euros de financiamento dos governos federal e estadual, bem como o empréstimo de 600 milhões de euros sob a forma de obrigações convertíveis envolvem certos riscos. Na pior das hipóteses, o título conversível entraria em default se a Northvolt sofresse perdas. O risco para as obrigações convertíveis poderá aumentar se houver uma sobreprodução de capacidade da bateria devido a subsídios governamentais.
O governo federal justifica o financiamento com investimentos em proteção climática. No entanto, o economista salienta que os subsídios promovem a região de Heide e não a protecção do clima. A mudança para a mobilidade elétrica é um passo importante para a proteção climática e a dependência de um subsídio para esta mudança é duvidosa.
Globalmente, é importante monitorizar e analisar de perto os potenciais efeitos dos subsídios no mercado e no sector financeiro, a fim de avaliar melhor os efeitos a longo prazo. A decisão da Comissão Europeia em Janeiro mostrará se os subsídios serão aprovados e como a situação irá evoluir.
Leia o artigo fonte em www.ndr.de