Os Verdes exigem esclarecimentos: a política de gás de Merkel está sob ataque!
Os Verdes criticam duramente Merkel pela sua política em relação à Rússia. É necessária uma comissão de inquérito.
Os Verdes exigem esclarecimentos: a política de gás de Merkel está sob ataque!
Nos últimos dias, o cenário político na Alemanha sofreu novas ondas depois de Angela Merkel e a sua política em relação à Rússia terem voltado a ser alvo de críticas. O político do Partido Verde, Andreas Kellner, falou sobre a responsabilidade da ex-chefe de governo e acusou-a de ignorar os riscos da dependência do gás russo. “Merkel sabia dos riscos e ainda assim não tomou nenhuma atitude”, disse Kellner. Ele acrescentou que ela não cumpriu seu juramento de evitar danos ao país. O pano de fundo destas alegações são relatos de alertas internos que a Chancelaria recebeu no passado, mas que não foram postos em prática. De acordo com um relatório do Süddeutsche Zeitung, foram solicitados documentos relevantes à Chancelaria e a outros ministérios para esclarecer as circunstâncias da dependência do gás da Rússia. Isto levanta sérias questões sobre a responsabilidade política, especialmente no que diz respeito ao gasoduto Nord Stream 2 do Mar Báltico.
O líder do Partido Verde, Felix Banaszak, apelou a um esclarecimento parlamentar abrangente e sublinhou que as questões em aberto não podem ser esclarecidas sem isso. Numa entrevista ao Süddeutsche Zeitung, Banaszak explicou que recebeu respostas inadequadas às suas perguntas à Chancelaria e ao Ministério das Finanças. Esta não é a primeira vez que ele convoca uma comissão parlamentar de inquérito para investigar as decisões em torno do Nord Stream 2 e transações relacionadas.
Reações e demandas políticas
Além dos Verdes, outros políticos da oposição também se manifestaram. Eles exigem que o actual chefe de governo, Merz, examine criticamente a anterior política russa da CDU. Poderia ser iniciada uma possível comissão de inquérito que analisaria mais de perto tanto a aprovação da venda de instalações de armazenamento de gás alemãs à Gazprom como o apoio à construção do gasoduto Nord Stream 2.
- Merkels Treffen mit Wladimir Putin in Moskau im Jahr 2021 wird als zentraler Punkt in dieser Diskussion gesehen.
- Die Opposition sieht in der Aufarbeitung der Fehler in der Russlandpolitik eine dringende Notwendigkeit.
- Der politische Druck auf Merz und die CDU wächst, während die Grünen vehemente Kritik äußern.
Estes acontecimentos realçam não só a complexidade da política energética da Alemanha, mas também o impacto que as decisões anteriores têm na actual situação geopolítica. O tratamento do gás russo e a dependência dele são questões que continuam a ser de grande importância tanto na esfera pública como na esfera política.
Tendo em conta estes desenvolvimentos, resta saber se será efectivamente criada uma comissão de inquérito e quais as consequências que isso poderá ter. Funk alemã relatórios sobre as actuais tensões políticas, ao mesmo tempo que Jornal do sul da Alemanha destaca a relevância desta discussão.