Japão em depressão económica: indústria automóvel enfrentando tarifas e incerteza!
A economia do Japão luta em 2025 com quedas e tarifas dos EUA. Um olhar sobre os desafios e perspectivas atuais.
Japão em depressão económica: indústria automóvel enfrentando tarifas e incerteza!
A economia do Japão contraiu no primeiro trimestre de 2023. De acordo com um relatório da Jornal do sul da Alemanha O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,2 por cento no período de Janeiro a Março. Este valor revisto é significativamente melhor do que a estimativa inicial de um declínio de 0,7 por cento. Os dados revistos mostram que a economia japonesa já tinha perdido dinamismo antes da disputa comercial com os EUA.
O conflito comercial iminente assume uma importância crescente, uma vez que as tarifas dos EUA contra o Japão deverão entrar em vigor em Julho de 2023, a menos que sejam realizadas negociações bem-sucedidas. O Japão está a esforçar-se por persuadir o governo dos EUA a isentar os fabricantes de automóveis de tarifas que podem chegar aos 25 por cento. A indústria automobilística é o maior setor econômico do país.
Piora das perspectivas económicas
As perspectivas econômicas para o Japão melhoraram ruidosamente Alemanha Comércio e Investimento piorou visivelmente. Além do consumo fraco, as tarifas de importação adicionais nos EUA estão a contribuir para a incerteza económica. Desde Abril de 2025, foram aplicados direitos de importação adicionais de 10% aos produtos japoneses e de 25% aos automóveis e ao aço. A partir de julho de 2025, existe o risco de novas tarifas dos EUA de 24% sobre todos os outros produtos japoneses.
O Japão e os EUA estão atualmente em negociações sobre a disputa tarifária, sendo os EUA considerados o parceiro mais importante do Japão. Este não é apenas o maior investidor estrangeiro, mas também quase 20% das exportações japonesas vão para os Estados Unidos.
Desenvolvimentos e desafios económicos
A economia japonesa terá perdido a sua posição de terceira maior economia do mundo para a Alemanha em 2023. No ano fiscal de 2024, o PIB real cresceu 0,8%, mas as expectativas de crescimento económico no ano fiscal de 2025 estão abaixo deste valor. A produção automóvel em 2024 ficou aquém dos números do ano anterior e o valor acrescentado da indústria caiu 2,2%.
Enquanto os bancos e as companhias de seguros beneficiam dos aumentos das taxas de juro, o turismo e o sector da saúde estão a crescer. No entanto, o sector da construção registou um declínio e as pequenas empresas têm uma perspectiva pessimista. As empresas orientadas para a exportação estão a beneficiar do iene fraco e do aumento dos investimentos em equipamentos, mas as tarifas e as incertezas estão a abrandar os investimentos na indústria automóvel.
Relações comerciais internacionais
A indústria química e o turismo apresentam uma evolução positiva, com muitos novos projetos, enquanto as despesas com a defesa também estão a aumentar. O governo japonês está a promover energias renováveis e centrais nucleares e a investigar soluções de hidrogénio.
Os salários nominais estão a aumentar, mas os salários reais estão a cair, indicando um consumo privado fraco. Em 2024, as importações do Japão caíram 1,2%, para 742,7 mil milhões de dólares, enquanto as exportações caíram 1,5%. O Conselho de Comércio Exterior do Japão espera que as exportações e importações aumentem no ano fiscal de 2025, dependendo das tarifas dos EUA.
As exportações alemãs para o Japão registaram um aumento de 16,7%, para 6 mil milhões de euros, no primeiro trimestre de 2025. O Japão continua a ser o segundo maior comprador de produtos alemães na Ásia e 93% das empresas alemãs no Japão valorizam a estabilidade e a fiabilidade das relações comerciais. O iene fraco também oferece oportunidades para a aquisição de empresas japonesas, o que é reforçado pela recente aquisição de uma fábrica pela Bosch. As empresas alemãs estão a expandir a sua produção nas indústrias química e farmacêutica, apoiadas por um acordo de comércio livre com a UE que permite entregas isentas de impostos da maioria dos produtos industriais para o Japão.