Japão: Da força motriz económica ao declínio – o que aconteceu?
A Alemanha substitui o Japão como a terceira maior economia: Problemas de uma sociedade em envelhecimento De acordo com um relatório de www.derstandard.de, a evolução da economia do Japão desde o final da década de 1980 mostra a rapidez com que as posições económicas pioneiras podem mudar. À medida que as bolhas rebentavam nos mercados accionistas e imobiliários, o Japão caiu numa recessão económica de longo prazo e foi ultrapassado pela China e pela Alemanha no ranking das maiores economias. A recessão económica na Alemanha e as consequências a longo prazo de uma sociedade envelhecida que impediram o crescimento do Japão também poderão ter implicações globais. Com a Alemanha sendo agora a terceira maior economia, isto terá impacto global...

Japão: Da força motriz económica ao declínio – o que aconteceu?
De acordo com um relatório de www.derstandard.de,
A evolução da economia japonesa desde o final da década de 1980 mostra a rapidez com que as posições económicas pioneiras podem mudar. À medida que as bolhas rebentavam nos mercados accionistas e imobiliários, o Japão caiu numa recessão económica de longo prazo e foi ultrapassado pela China e pela Alemanha no ranking das maiores economias.
A recessão económica na Alemanha e as consequências a longo prazo de uma sociedade envelhecida que impediram o crescimento do Japão também poderão ter implicações globais. Sendo a Alemanha agora a terceira maior economia, isto terá um impacto nos mercados financeiros globais, nas relações comerciais e nos investimentos.
O envelhecimento da sociedade no Japão levou a um declínio na força de trabalho e a um aumento nos custos sociais. Isto também poderia levar a problemas semelhantes na Alemanha, o que poderia afectar o desempenho económico do país a longo prazo.
A ascensão da Alemanha como a terceira maior economia também poderá influenciar a dinâmica da União Europeia, uma vez que a Alemanha desempenha um papel dominante na UE.
Globalmente, estes desenvolvimentos mostram quão importante é prestar atenção às alterações demográficas e ao seu impacto económico nos países desenvolvidos. A indústria financeira acompanhará de perto estes desenvolvimentos e poderá adaptar as suas estratégias para responder às novas mudanças de poder económico global.
Leia o artigo fonte em www.derstandard.de