A indústria de processamento de plásticos está sofrendo queda nas vendas – o governo federal precisa tomar medidas
De acordo com um relatório de www.plastverarbeiter.de, o primeiro semestre de 2023 levou a um declínio significativo nas vendas da indústria de processamento de plásticos. A Associação Geral da Indústria de Processamento de Plásticos (GKV) pede ao governo federal que tome medidas para melhorar a situação. Segundo o Departamento Federal de Estatística, as vendas da indústria de transformação de plásticos caíram 4,6% nos meses de janeiro a junho de 2023 em relação ao ano anterior. Os números do emprego permaneceram estáveis, mas as empresas utilizam cada vez mais o trabalho a tempo reduzido como instrumento. O clima empresarial para os fabricantes de produtos de plástico continua negativo. A queda nas vendas afeta vários setores industriais, em particular os fabricantes de produtos semiacabados (chapas e filmes de plástico) com uma queda...

A indústria de processamento de plásticos está sofrendo queda nas vendas – o governo federal precisa tomar medidas
De acordo com um relatório de www.plastverarbeiter.de, o primeiro semestre de 2023 levou a um declínio significativo nas vendas da indústria de processamento de plásticos. A Associação Geral da Indústria de Processamento de Plásticos (GKV) pede ao governo federal que tome medidas para melhorar a situação. Segundo o Departamento Federal de Estatística, as vendas da indústria de transformação de plásticos caíram 4,6% nos meses de janeiro a junho de 2023 em relação ao ano anterior. Os números do emprego permaneceram estáveis, mas as empresas utilizam cada vez mais o trabalho a tempo reduzido como instrumento. O clima empresarial para os fabricantes de produtos de plástico continua negativo.
A queda nas vendas atinge diversos setores industriais, com destaque para os fabricantes de produtos semiacabados (chapas e filmes plásticos) com uma queda de 10,8%. Os fabricantes de materiais para embalagens plásticas também registraram uma queda de 6% nas vendas. Isto se deve às vendas fracas no varejo e em indústrias de clientes importantes, como a indústria química. Os fabricantes de materiais de construção em plástico também registaram uma queda significativa nas vendas de aproximadamente 8% devido ao aumento das taxas de juro e à menor procura na indústria da construção. Em contrapartida, os fabricantes de outros produtos plásticos, nomeadamente produtos plásticos técnicos, registaram um aumento nas vendas de 4,7%. A indústria automóvel registou uma recuperação após um ano anterior difícil, mas os especialistas estão cépticos quanto à continuação desta tendência no segundo semestre do ano.
A presidente do GKV, Dra. Helen Fürst, enfatiza que as medidas do governo federal, como a anunciada Lei de Oportunidades de Crescimento, não são suficientes para dar novamente impulso à indústria. Entre outras coisas, apela a preços de electricidade competitivos a nível internacional, a uma importante reforma fiscal das sociedades e a uma digitalização abrangente da economia. Ela alerta para uma migração em massa da produção para outros países e para a escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha.
A evolução actual na indústria de transformação de plásticos pode ter impacto no mercado e no sector financeiro. Uma queda nas vendas pode levar ao enfraquecimento das empresas, o que pode afetar os preços das ações e os investimentos. O aumento do recurso ao trabalho a tempo reduzido pode levar a um aumento do desemprego, o que, por sua vez, afecta a procura de vários produtos financeiros. Os especialistas continuarão a acompanhar de perto os desenvolvimentos para analisar qualquer possível impacto no mercado ou na indústria financeira.
Fonte: De acordo com um relatório de www.plastverarbeiter.de
Leia o artigo original em www.plastverarbeiter.de