Merz inicia PK de verão: economia, redução de impostos sobre eletricidade e muito mais!
Friedrich Merz anuncia importantes medidas de política económica e cortes nos impostos sobre a electricidade na sua primeira conferência de imprensa de Verão.
Merz inicia PK de verão: economia, redução de impostos sobre eletricidade e muito mais!
O Chanceler Friedrich Merz realizou hoje a sua primeira conferência de imprensa de verão às 10h30. Nesta conferência de imprensa, que abordou vários tópicos, Merz anunciou tanto o apoio ao investimento como uma redução nos impostos sobre eletricidade para empresas com utilização intensiva de energia. Estas medidas fazem parte de uma estratégia abrangente para fortalecer a economia alemã, que enfrenta atualmente desafios. Como ZDF hoje relatórios, os institutos de investigação económica aumentaram recentemente as suas previsões para a economia alemã, indicando uma mudança positiva no sentimento entre os investidores. Contudo, há também vozes críticas que apontam para incertezas nos EUA.
Uma empresa de média dimensão particularmente afetada alerta para os elevados preços da eletricidade na Alemanha, que são atualmente de 22 cêntimos por kWh, enquanto os preços na China são de apenas 7,2 cêntimos por kWh. Esta discrepância, juntamente com os diferentes custos salariais, representa um desafio significativo para a competitividade da indústria alemã.
Redução do imposto sobre eletricidade e questões orçamentárias
Embora o governo federal planeasse originalmente reduzir os impostos sobre a electricidade para todos os consumidores, a situação mudou. Merz e o ministro das Finanças, Lars Klingbeil, defenderam a decisão de não reduzir os impostos sobre a eletricidade para todos. Eles enfatizam a necessidade de ficar de olho no orçamento federal e evitar o endividamento das gerações futuras. Embora o acordo de coligação tenha acordado em reduzir o imposto sobre a electricidade para o mínimo europeu para todos os consumidores, este acordo foi diluído devido a restrições orçamentais.
O actual projecto de orçamento estipula que a redução do imposto sobre a electricidade se aplica apenas à indústria, agricultura e silvicultura. Esta decisão suscitou oposição generalizada, mesmo dentro dos partidos do governo. Políticos como Steffen Bilger (CDU) e Dirk Wiese (SPD) apelam a uma revisão desta medida como parte do processo orçamental. Wiese enfatiza: “A questão está longe de terminar”.
Medidas de socorro e planos futuros
As críticas à regulamentação existente chegam em boa hora, uma vez que o comité de coligação CDU, CSU e SPD já se reuniu na próxima quarta-feira para discutir o tema. O próprio Merz argumenta que os custos da electricidade caíram agora para um nível anterior à guerra de agressão russa à Ucrânia. No entanto, o gabinete planeia começar a reduzir as tarifas de rede em 1 de janeiro de 2026 e abolir a taxa de armazenamento de gás para os consumidores.
A redução do imposto sobre a electricidade para a indústria, bem como para a agricultura e a silvicultura, deveria ser ainda mais “permanente”, a fim de garantir a competitividade. A discussão sobre o imposto sobre a electricidade continua a ser uma questão central na agenda política alemã.
Além destas questões económicas, as questões de política externa também estão no centro da agenda política. O Ministro Federal do Interior, Alexander Dobrindt, reúne-se hoje com homólogos de vários países europeus sobre política de migração, a fim de desenvolver uma declaração conjunta sobre o reforço da política europeia de asilo. O Ministro Federal dos Negócios Estrangeiros, Johann Wadephul, também se encontra em Paris com o seu colega francês Jean-Noël Barrot. O Governo Federal também está levando a sério a sua responsabilidade internacional.
Também houve boas notícias na conferência de imprensa de hoje: Florian Wellbrock conquistou a medalha de ouro nos cinco quilómetros no Campeonato Mundial de Natação em águas abertas. Esses sucessos contrastam com notícias trágicas, como a morte do atleta radical Felix Baumgartner num acidente de parapente. Enquanto isso, a Sotheby's estabeleceu um recorde ao vender o meteorito mais caro já leiloado, uma peça de 25 kg de Marte, por US$ 5,3 milhões.
Por último, mas não menos importante, o serviço meteorológico prevê condições meteorológicas variáveis, com aguaceiros e trovoadas no norte e leste do país, enquanto o oeste e o sudoeste permanecem amigáveis. As temperaturas variam entre 22 e 30 graus.