Após a vitória eleitoral de Erdogan: os investidores na Turquia esperam uma melhor política económica
De acordo com um relatório de www.rnd.de, os investidores na Turquia saudaram a vitória de Recep Tayyip Erdogan no segundo turno, pois traz certeza sobre o futuro governo. O índice líder BIST 30 subiu 4,4 por cento, atingindo 5.269,87 pontos, o nível mais alto desde os dias anteriores à primeira volta das eleições. No entanto, a moeda nacional turca, a lira, perdeu valor. No entanto, o resultado das eleições levanta a questão de saber se Erdogan tomará medidas para conter a inflação. Apesar de um aumento maciço da inflação, até agora só respondeu com aumentos moderados das taxas de juro. Isto levou a uma perda significativa no valor da lira no...

Após a vitória eleitoral de Erdogan: os investidores na Turquia esperam uma melhor política económica
De acordo com um relatório de www.rnd.de, os investidores na Turquia saudaram a vitória de Recep Tayyip Erdogan no segundo turno, pois traz certeza sobre o futuro governo. O índice líder BIST 30 subiu 4,4 por cento, atingindo 5.269,87 pontos, o nível mais alto desde os dias anteriores à primeira volta das eleições. No entanto, a moeda nacional turca, a lira, perdeu valor.
No entanto, o resultado das eleições levanta a questão de saber se Erdogan tomará medidas para conter a inflação. Apesar de um aumento maciço da inflação, até agora só respondeu com aumentos moderados das taxas de juro. Isto levou a uma perda significativa do valor da lira no mercado cambial.
A política económica pouco ortodoxa de Erdogan, que mantém uma política de taxas de juro baixas apesar de uma taxa de inflação superior a 40 por cento, é criticada por especialistas do mercado financeiro. Esta abordagem não é considerada eficaz para lidar com as elevadas taxas de inflação, o que leva a uma grande perda de poder de compra da população.
No entanto, a calma dos mercados após o resultado das eleições poderá ser de curta duração se não forem implementadas políticas económicas e monetárias mais convencionais. A lira está perto de um mínimo histórico, aumentando o risco de incumprimento.
A incerteza quanto ao futuro desenvolvimento económico da Turquia e à inflação actual poderá ter efeitos a longo prazo no mercado e no sector financeiro. É, portanto, importante acompanhar de perto a evolução na Turquia e analisar adequadamente os riscos potenciais.
Leia o artigo fonte em www.rnd.de