Novo chefe do De Nederlandsche Bank: Olaf Sleijpen assumirá a partir de julho!
Olaf Sleijpen será o novo presidente do De Nederlandsche Bank a partir de 1 de julho de 2025 e traz consigo uma vasta experiência em política económica.
Novo chefe do De Nederlandsche Bank: Olaf Sleijpen assumirá a partir de julho!
Olaf Sleijpen assumirá a responsabilidade como novo chefe do De Nederlandsche Bank (DNB) a partir de 1 de julho de 2025. O governo holandês tomou esta decisão e nomeou assim o sucessor de Klaas Knot, que estava no cargo desde 2011 e cujo mandato está agora a terminar.
Sleijpen, que actualmente dirige o departamento de política monetária do DNB, traz consigo uma vasta experiência como banqueiro central. O homem de 54 anos foi assistente pessoal do então presidente do BCE, Wim Duisenberg, de 2001 a 2004 e foi nomeado para o conselho do DNB em fevereiro de 2020.
Experiências e responsabilidades
Na sua função atual, Sleijpen é responsável por diversas áreas, como política económica, investigação, estabilidade financeira, bem como infraestruturas de pagamentos e estatísticas. A sua nomeação como chefe do DNB significa também que terá um assento no Conselho do Banco Central Europeu (BCE). Isto também o posiciona como membro suplente da Comissão Executiva do BCE.
Sleijpen também tem atuado academicamente e é professor de Política Econômica Europeia na Maastricht School of Business and Economics desde 2007. Ele também é presidente do conselho de administração do Blue Fund, uma rede que apoia a emancipação LGBTQ, e membro do Conselho de Curadores da Cátedra Peter Elverding em Regulamentação Corporativa Sustentável na Universidade de Maastricht desde 2018.
Carreira
Antes da sua função atual, Sleijpen ocupou vários cargos de gestão, incluindo no setor de fundos de pensões na ABP e APG de 2004 a 2011. Iniciou a sua carreira profissional na década de 1990 no DNB, onde trabalhou como economista e em cargos seniores no departamento de comunicações. A sua formação académica inclui uma licenciatura com distinção em economia pela Universidade de Maastricht em 1992 e um doutoramento em economia pela Universidade de Groningen em 1999.
Numa declaração inicial, Sleijpen disse que era uma grande honra para ele assumir a gestão do DNB e enfrentar as importantes tarefas e desafios desta função. Assumir esta posição é visto por muitos como crucial para a futura política monetária nos Países Baixos e a sua influência no panorama financeiro europeu.
Para obter mais informações sobre Olaf Sleijpen e sua carreira até o momento, visite Bruegel e Visualização de Negociação.