Nova lei garante acessibilidade: O que espera 13 milhões!
A Lei de Fortalecimento da Acessibilidade entra em vigor em 28 de junho de 2025 e exige que as empresas projetem espaços sem barreiras.
Nova lei garante acessibilidade: O que espera 13 milhões!
Em 28 de junho de 2025, a Lei de Fortalecimento da Acessibilidade (BFSG) entrará em vigor na Alemanha. Esta nova lei exige que as empresas privadas tornem os seus produtos e serviços acessíveis. Esta etapa centrar-se-á em cerca de 13 milhões de pessoas com deficiência ou limitações relacionadas com a idade. Os regulamentos do BFSG implementam a Diretiva da UE (UE) 2019/882, que trata de garantir a acessibilidade de produtos e serviços no Espaço Económico Europeu. Alto DAZ Augsburgo Dispositivos técnicos, caixas eletrônicos e máquinas de bilhetes, bem como serviços digitais são afetados pelos novos regulamentos.
A lei exige que as empresas garantam que os seus produtos e serviços possam ser percebidos através de pelo menos dois sentidos. As especificações incluem, entre outras coisas, fonte redimensionável e fácil de ler e brilho e contraste ajustáveis. Também são necessários textos estruturados e compreensíveis, se necessário em linguagem fácil. Além disso, devem ser fornecidos textos alternativos para imagens e gráficos, bem como funções de leitura de textos e legendas. Também deve ser utilizável sem mouse.
Regulamentos e exceções
O BFSG se aplica a todos os fabricantes, revendedores e prestadores de serviços. No entanto, os prestadores de serviços de menor dimensão, com menos de dez trabalhadores e um volume de negócios anual inferior a 2 milhões de euros, estão isentos da regulamentação. Em caso de violação, as empresas podem esperar requisitos oficiais de alteração e multas até 100.000 euros. Existe também o risco de encerramento de websites e lojas online, bem como de avisos de concorrentes ou associações reconhecidas.
Outro ponto central do BFSG é a obrigatoriedade da “Declaração sobre Acessibilidade”. Este deve ser atualizado anualmente e publicado no site da empresa e descrever os requisitos da lei.
Antecedentes e requisitos da UE
A Diretiva da UE (UE) 2019/882 foi adotada em 17 de abril de 2019 e estabelece requisitos relacionados à acessibilidade para produtos e serviços. O texto é altamente relevante para o Espaço Económico Europeu e está disponível em vários idiomas, facilitando a sua implementação nos estados membros da UE. Os detalhes da directiva são publicados no Jornal Oficial em Eur-Lex.
Com a introdução do BFSG, é dado um passo significativo em direção a uma sociedade mais inclusiva, com os requisitos legais estabelecendo padrões claros de acessibilidade que colocam desafios tanto para as empresas como para as pessoas afetadas.