Economia da Alemanha Oriental: o ânimo está caindo, a esperança permanece!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O sentimento empresarial na economia da Alemanha Oriental está a cair ligeiramente. O Instituto Ifo informa sobre as tendências e desafios atuais.

Economia da Alemanha Oriental: o ânimo está caindo, a esperança permanece!

O actual relatório mensal do Instituto Ifo de Dresden reporta uma ligeira deterioração no clima de negócios na economia da Alemanha Oriental. Este resultado baseia-se no inquérito mensal a cerca de 1.700 empresas de diversos setores que avaliam a sua situação e expectativas de negócio.

Para o mês de junho de 2023, verifica-se uma deterioração do ânimo entre as empresas. Eles avaliam a situação atual de seus negócios como pior do que no mês passado e diminuem ligeiramente suas expectativas. O clima empresarial deteriorou-se significativamente, especialmente na indústria. Os empresários estão mais pessimistas quanto à situação dos seus negócios em comparação com o mês anterior, embora as expectativas futuras estejam a melhorar.

Visão geral da indústria

Diferentes tendências podem ser observadas em cada setor. O clima empresarial no sector dos serviços melhorou ligeiramente. Na indústria da construção, no entanto, registou-se uma ligeira deterioração. O retalho apresenta um quadro diferenciado: enquanto as empresas grossistas avaliam a sua situação de forma mais positiva do que em Maio e aumentam as suas expectativas, os retalhistas reportam um declínio nos negócios e diminuem as suas expectativas em conformidade.

Estas conclusões são consistentes com uma nova descida da confiança empresarial, observada mais recentemente de 86,9 pontos em Dezembro para 85,5 pontos em Janeiro. Um índice Ifo de clima empresarial acima de 100 indica um sentimento empresarial positivo, o que actualmente não é o caso, especialmente no sector industrial da Alemanha Oriental.

Expectativas e desafios

O ceticismo em relação às expectativas dos negócios aumentou em geral. Embora tenha havido uma ligeira deterioração no clima empresarial no sector dos serviços, as empresas estão a avaliar os negócios em curso de forma um pouco mais positiva, mas permanecem pessimistas quanto às expectativas futuras. A situação no retalho também melhorou em Janeiro, enquanto as avaliações grossistas registaram uma evolução negativa. No sector da construção, por outro lado, a situação empresarial melhorou significativamente, mas as expectativas também estão a diminuir.

O índice Ifo de clima empresarial, que é considerado um indicador precoce e preciso do desenvolvimento económico, baseia-se nos relatórios mensais das empresas inquiridas nos setores da indústria transformadora, dos serviços, do comércio e da construção. As crescentes incertezas e desafios na indústria têm um impacto direto na classificação geral do sentimento das empresas.

Um sinal positivo é a existência segura do Instituto Ifo de Dresden, que é garantida pelo orçamento duplo adoptado para a Saxónia. O local estava originalmente à beira do fechamento devido a cortes planejados pelo Estado Livre. Isto pode ser crucial para uma observação e avaliação mais aprofundada da situação empresarial e das expectativas futuras.

Globalmente, pode-se observar que o clima na economia da Alemanha Oriental permanece tenso devido à crescente incerteza e às perspectivas futuras pessimistas. A evolução terá de ser acompanhada mais de perto nos próximos meses.

Mais informações sobre o estado do clima de negócios podem ser encontradas em Jornal do sul da Alemanha e no Tempo.