Saxônia-Anhalt exige ajuda: fornecedores automotivos em crise!
Os políticos estatais da Saxónia-Anhalt apelam a reformas económicas. Cúpula de fornecedores automotivos em 22 de maio para solucionar a crise.
Saxônia-Anhalt exige ajuda: fornecedores automotivos em crise!
Na Saxónia-Anhalt há apelos crescentes para uma mudança rápida na política económica do novo governo federal negro-vermelho. Os políticos estatais, incluindo o Ministro da Economia, Sven Schulze (CDU), sublinham a importância de melhorar as condições de enquadramento das empresas, a fim de garantir a sua competitividade. Schulze está a planear uma importante cimeira de fornecedores automóveis marcada para a próxima semana para oferecer apoio às empresas afetadas pelos desafios económicos. Este encontro terá lugar no dia 22 de maio em Halberstadt e tem como objetivo desenvolver soluções para a situação crítica dos fornecedores automóveis, que se agravou devido aos elevados preços da energia e outros fatores. [Stern] relata que o valor acrescentado bruto na indústria transformadora e na Saxónia-Anhalt caiu 3,6 por cento, sublinhando a urgência de tais medidas.
O governo estadual está em estreito contato com empresas que foram obrigadas a declarar falência, como os fornecedores automotivos Bohai Trimet em Harzgerode, Boryszew em Gardelegen e o Grupo Schlote em Wernigerode e Harzgerode. Este desenvolvimento torna a necessidade de apoio governamental ainda mais óbvia. Na sessão do parlamento estadual em Magdeburg, Schulze descreveu a actual situação económica como “desafiadora”.
Reações e medidas políticas
As reações políticas à situação são amplas. O líder do grupo parlamentar do FDP, Andreas Silbersack, pressiona por uma redução dos impostos sobre as sociedades, bem como pela abolição completa da sobretaxa de solidariedade e pelo desmantelamento da chamada progressão fria. Em contrapartida, o SPD apela a uma ajuda específica, como uma redução do imposto sobre a electricidade e a introdução de um preço especial para a electricidade industrial.
A pressão sobre o governo federal é crescente. O grupo parlamentar da CDU apela a uma tomada de decisão rápida sobre benefícios fiscais e redução da burocracia. Neste contexto, os partidos da oposição também são críticos. A AfD, em particular, vê as ações ideológicas do governo como um obstáculo para as empresas e apela a mais liberdades económicas. Wulf Gallert, do Partido da Esquerda, queixa-se de um atraso nos investimentos e é a favor da introdução de um imposto sobre a riqueza.
Transformação para mobilidade elétrica
Os desafios que a indústria automóvel enfrenta não são apenas financeiros. Olaf Meister, dos Verdes, apela ao apoio à transformação para a mobilidade elétrica, uma vez que muitas empresas do setor precisam de se converter ativamente para tecnologias mais amigas do ambiente. Uma cimeira semelhante com representantes da indústria química teve lugar no final de 2024 e mostra a importância dessas plataformas de diálogo para resolver problemas específicos da indústria.
Globalmente, a Saxónia-Anhalt enfrenta uma fase crucial em que são necessárias medidas políticas claras e uma abordagem conjunta para apoiar a indústria. As próximas semanas serão cruciais para definir o rumo para um futuro económico de sucesso. [Volksstimme] relata que o governo estadual já está planejando seus próprios programas para apoiar as indústrias afetadas, a fim de enfrentar eficazmente os desafios.