Fracas perspectivas de crescimento para 2024: Especialista financeiro analisa as expectativas pessimistas das associações empresariais
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a pesquisa realizada pelo Instituto Econômico Alemão (IW) entre 47 associações empresariais alemãs mostrou que a maioria das associações empresariais está pessimista em relação ao novo ano. As expectativas para 2024 são baixas e não se espera um aumento acentuado nos níveis de produção. As circunstâncias actuais, como os elevados preços da energia, uma economia global fraca e uma situação orçamental incerta, atenuaram o sentimento. Chris-Oliver Schickentanz, da Capitall Asset Management, salienta que as empresas alemãs estão a sofrer com os elevados preços da energia, o que as coloca numa enorme desvantagem competitiva em comparação com as empresas norte-americanas. As empresas vêem impactos negativos nos setores intensivos em energia, no imobiliário, na construção, na indústria da construção, nos bancos e nas caixas económicas...

Fracas perspectivas de crescimento para 2024: Especialista financeiro analisa as expectativas pessimistas das associações empresariais
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
A pesquisa realizada pelo Instituto Econômico Alemão (IW) entre 47 associações empresariais alemãs mostrou que a maioria das associações empresariais está pessimista em relação ao novo ano. As expectativas para 2024 são baixas e não se espera um aumento acentuado nos níveis de produção.
As circunstâncias actuais, como os elevados preços da energia, uma economia global fraca e uma situação orçamental incerta, atenuaram o sentimento. Chris-Oliver Schickentanz, da Capitall Asset Management, salienta que as empresas alemãs estão a sofrer com os elevados preços da energia, o que as coloca numa enorme desvantagem competitiva em comparação com as empresas norte-americanas. As empresas vêem efeitos negativos das atuais circunstâncias nos setores de utilização intensiva de energia, imobiliário, construção, construção, bancos e caixas económicas.
A situação orçamental incerta na Alemanha leva à falta de segurança no planeamento, o que, segundo o diretor da IW, Michael Hüther, pode levar à desindustrialização e à migração de empresas da Alemanha. Ele enfatiza a necessidade de soluções e reformas inteligentes, a fim de ter uma influência positiva no desenvolvimento económico global.
A consultora EY informa que as vendas totais das 100 maiores empresas alemãs caíram nove por cento, com alguns setores a registarem uma queda significativa nas vendas. A indústria automóvel, que tem sido um motor de crescimento, dá sinais de abrandamento.
No geral, não são esperados saltos rápidos no crescimento para 2024, uma vez que as incertezas políticas globais e as guerras levam a uma incerteza considerável entre as empresas e a população. Isto poderia ter um impacto negativo no mercado e no setor financeiro. É importante que os políticos tomem medidas para criar melhores condições para as empresas e reduzir a incerteza.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de