Fraco desenvolvimento económico na Alemanha: Especialista financeiro alerta para declínio a longo prazo no crescimento.
De acordo com um relatório da amp.zdf.de, os principais economistas da Alemanha prevêem um desenvolvimento económico fraco. O Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW), o Instituto Kiel para a Economia Mundial (IfW) e o Instituto Leibniz de Investigação Económica (RWI) assumem que as taxas de crescimento anual serão inferiores a um por cento no médio prazo - e, portanto, muito inferiores à média dos últimos trinta anos. As razões para o fraco crescimento económico são variadas. O presidente da DIW, Marcel Fratzscher, explica que o enfraquecimento da economia se deve aos nossos próprios fracassos e tem pouco a ver com a guerra na Ucrânia ou com a pandemia corona. O crescimento potencial nesta década deverá...

Fraco desenvolvimento económico na Alemanha: Especialista financeiro alerta para declínio a longo prazo no crescimento.
De acordo com um relatório de amp.zdf.de, os principais economistas da Alemanha prevêem um desenvolvimento económico fraco. O Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW), o Instituto Kiel para a Economia Mundial (IfW) e o Instituto Leibniz de Investigação Económica (RWI) assumem que as taxas de crescimento anual serão inferiores a um por cento no médio prazo - e, portanto, muito inferiores à média dos últimos trinta anos.
As razões para o fraco crescimento económico são variadas. O presidente da DIW, Marcel Fratzscher, explica que o enfraquecimento da economia se deve aos nossos próprios fracassos e tem pouco a ver com a guerra na Ucrânia ou com a pandemia corona. Prevê-se que o crescimento potencial caia para menos de 1,0 por cento nesta década, principalmente devido ao declínio do emprego devido à demografia e à escassez de trabalhadores qualificados.
De acordo com o DIW e o IfW, ocorreram quatro grandes erros de política económica na Alemanha nos últimos 20 anos, incluindo uma transformação ecológica falhada e uma burocracia excessiva. Estas falhas impediram o investimento privado e conduziram a um défice de investimento governamental. Além disso, o problema dos trabalhadores qualificados irá agravar-se significativamente nos próximos anos e constituir uma ameaça existencial para muitas empresas.
O envelhecimento da sociedade também é um problema, segundo economistas do IfW e do Instituto Leibniz. Uma sociedade envelhecida é normalmente menos capaz de adaptar novas tecnologias, o que poderia ter um impacto ainda maior no crescimento económico.
A projecção de médio prazo do RWI sugere que o crescimento do produto potencial diminuirá de 1 por cento este ano para 0,6 por cento em 2027. Isto provavelmente também levará a um declínio nas taxas de crescimento esperadas do produto interno bruto.
Tendo em conta todos estes factores, é provável que a economia alemã enfrente desafios significativos nos próximos anos. Seria fundamental que os governos, as empresas e os economistas tomassem medidas para enfrentar estes desafios e aumentar o potencial de crescimento económico futuro.
Leia o artigo fonte em amp.zdf.de