Dólar fraco: Especialistas alertam para riscos para investidores e mercados!
A histórica perda de valor do dólar americano em 2025: Especialistas alertam para a fuga de capitais e as consequências para os mercados e investidores.
Dólar fraco: Especialistas alertam para riscos para investidores e mercados!
Em 2025, o dólar dos EUA sofreu um notável declínio histórico de valor que perturbou investidores e economias em todo o mundo. Com queda de 7,5% desde o início do ano, o índice do dólar, que acompanha a moeda em relação a uma cesta de outras moedas, caiu acentuadamente. Os especialistas apontam para as políticas económicas incertas dos Estados Unidos e as políticas comerciais agressivas do governo dos EUA sob o presidente Donald Trump como contribuindo para a volatilidade do mercado. Nau relata que Ao mesmo tempo, o euro atingiu o seu nível mais elevado em anos.
A dívida global é agora de 315 biliões de dólares. Neste contexto, os especialistas alertam para uma “greve dos compradores” nos activos dos EUA, o que significa que os investidores estão hesitantes em investir e preferem colocar o seu dinheiro em regiões mais seguras. O Instituto Peterson de Economia Internacional destaca o risco de fuga de capitais da área do dólar, alimentando novas preocupações.
Incertezas na economia
A incerteza sobre a futura política económica dos EUA levou a um aumento do cepticismo entre os mercados. Os analistas culpam a política comercial errática e os receios crescentes de inflação e taxas de juro. A Moody's rebaixou a classificação de crédito dos EUA, colocando ainda mais pressão sobre o dólar. Michael Heise, economista-chefe da HQ Trust, alerta que os EUA poderão perder o seu actual estatuto de mercado preferencial para capitais.
A queda do dólar também tem um impacto imediato na economia global. As importações nos EUA estão a tornar-se mais caras, enquanto o euro mais forte fortalece o poder de compra na Europa. Contudo, a economia de exportação está a sofrer à medida que os produtos europeus se tornam mais caros para os compradores fora da área do euro. Os investidores estão a agir com cautela e a tentar diversificar as suas carteiras para mitigar os riscos de um dólar fraco.
Previsões de mercado e recomendações de ação
A previsão para o dólar é fraca, já que os estrategistas do mercado cambial esperam que ele caia ainda mais. Um dólar mais fraco poderia acrescentar potencial às ações internacionais, enquanto os importadores dos EUA poderiam ficar sob maior pressão. Tendo em conta as previsões de crescimento mais baixas, muitos investidores estão a reconsiderar o seu compromisso com os investimentos nos EUA.
Em conclusão, o dólar fraco dos EUA não é apenas um problema interno, mas também tem implicações globais. Os investidores com visão de futuro são, portanto, obrigados a repensar as suas alocações internacionais, a fim de beneficiarem de potenciais ganhos no mercado internacional. Os especialistas sublinham a necessidade de diversificação e a duração desta fraqueza do dólar permanece incerta. Morningstar destaca que é hora de considerar ajustes estratégicos.