Mercados de exportação fracos e problemas internos: A crise económica na Alemanha e os seus efeitos nas empresas suíças
De acordo com um relatório de www.economiesuisse.ch, os resultados do actual inquérito economyuisse mostram que os problemas de vendas estão a aumentar no país e no estrangeiro e são agora os obstáculos mais importantes ao crescimento. Estas dificuldades são particularmente visíveis no mercado de exportação, com 62 por cento das empresas inquiridas a reportar dificuldades de vendas nas exportações. A recessão económica na Alemanha, o mercado de vendas mais importante depois dos EUA, é particularmente preocupante. A economia na Alemanha está a enfraquecer e as empresas suíças também estão a sentir os efeitos. Existem muitas razões para a crise económica na Alemanha. A economia alemã é fortemente orientada para a exportação e sofre com a fraca economia em importantes mercados de exportação, bem como com medidas protecionistas...

Mercados de exportação fracos e problemas internos: A crise económica na Alemanha e os seus efeitos nas empresas suíças
De acordo com um relatório de www.economiesuisse.ch, os resultados do actual inquérito da economyuisse mostram que os problemas de vendas estão a aumentar no país e no estrangeiro e são agora os obstáculos mais importantes ao crescimento. Estas dificuldades são particularmente visíveis no mercado de exportação, com 62 por cento das empresas inquiridas a reportar dificuldades de vendas nas exportações. A recessão económica na Alemanha, o mercado de vendas mais importante depois dos EUA, é particularmente preocupante. A economia na Alemanha está a enfraquecer e as empresas suíças também estão a sentir os efeitos.
Existem muitas razões para a crise económica na Alemanha. A economia alemã está fortemente orientada para a exportação e sofre com a fraqueza da economia em importantes mercados de exportação, bem como com medidas protecionistas e perturbações nas cadeias de abastecimento. A isto acresce o enfraquecimento da procura interna devido à diminuição do poder de compra dos consumidores. A situação da política energética na Alemanha está a piorar ainda mais a situação. A dependência das importações de gás da Rússia e o aumento dos custos da energia em resultado da transição energética estão a exercer pressão sobre as famílias e as empresas. Os elevados custos energéticos tornam a Alemanha pouco atractiva como localização industrial e conduzem a saídas de investimento directo.
Este desenvolvimento na Alemanha tem um impacto direto na economia suíça, especialmente nas empresas orientadas para a exportação. A procura reduzida e a economia fraca na Alemanha representam grandes desafios para os exportadores suíços. Além disso, a evolução negativa na Alemanha e nos mercados de exportação internacionais poderá também ter um impacto nos mercados financeiros globais, uma vez que as incertezas na economia poderão ter impacto nas decisões de investimento.
Globalmente, os resultados do inquérito economyuisse mostram as dificuldades crescentes no sector orientado para a exportação da economia suíça. Os desenvolvimentos na Alemanha, em particular, estão a lançar uma sombra sobre as perspectivas futuras das empresas exportadoras e poderão também trazer mais incerteza para os mercados financeiros. Resta saber como irá evoluir a situação económica na Alemanha e que medidas serão tomadas para mitigar os efeitos negativos nas empresas orientadas para a exportação.
Leia o artigo original em www.economiesuisse.ch