Interesses de segurança e política comercial: As convulsões na economia global exigem ajustamentos
Saiba como a Alemanha pode usar as suas políticas económicas como uma arma para proteger os interesses de segurança num ambiente internacional turbulento. Tendo em vista as convulsões na economia global.

Interesses de segurança e política comercial: As convulsões na economia global exigem ajustamentos
A economia global está actualmente a passar por uma profunda convulsão que é comparável à revolução industrial. Os dois desafios centrais, nomeadamente a descarbonização e a digitalização, são de enorme importância. Esta mudança está a conduzir a grandes mudanças nos fluxos comerciais, nas cadeias de valor, nas interdependências e na distribuição da riqueza. Durante muito tempo, o carvão, o petróleo e o gás estiveram consistentemente disponíveis nos mercados globais como matérias-primas essenciais, especialmente após a revolução do fracking nos EUA. O mundo ocidental e democrático tinha o controle das rotas marítimas e a liderança tecnológica.
No entanto, muita coisa mudou no passado recente. As matérias-primas mais importantes para a digitalização, a transição energética e a eletromobilidade estão agora concentradas na China. Ali também estão localizadas as capacidades de produção de baterias e células fotovoltaicas. Taiwan, por outro lado, possui as habilidades mais abrangentes quando se trata de chips semicondutores de alto desempenho. No entanto, é importante notar que a China ainda vê Taiwan como uma província renegada e até a vê como ameaçada.