Escândalos em torno de Habeck: CSU pede retirada do comitê de investigação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A CSU pede uma comissão de inquérito sobre a forma como Habeck lida com o dinheiro dos contribuintes após a insolvência da Northvolt; Renúncia ao cargo de Ministro da Economia.

Escândalos em torno de Habeck: CSU pede retirada do comitê de investigação!

Robert Habeck, deputado do Partido Verde, anunciou que se retirará do Bundestag. Esta retirada surge num momento de intensas críticas e exige a criação de uma comissão de inquérito para examinar os alegados fracassos de Habeck durante o seu mandato como Ministro Federal da Economia. O secretário-geral da CSU, Martin Huber, pediu que tal comitê revisse a forma como Habeck lida com o dinheiro dos contribuintes sueddeutsche.de relatado.

Huber deixou claro que a retirada de Habeck não pode encobrir a sua má conduta como ministro. Durante a investigação, ele exigiu esclarecimentos sobre diversos escândalos em que Habeck estava envolvido. Em particular, ele menciona a falência do fabricante de baterias Northvolt, ocorrida na Suécia em março de 2025, bem como os planos fracassados ​​de fábricas de chips da Intel e da Wolfspeed na Alemanha. Esta crítica também é apoiada pela Resultados da investigação sobre Northvolt sublinha que decisões pouco claras na concessão de empréstimos governamentais podem causar prejuízos financeiros significativos para os contribuintes.

Acusações contra Habeck

Martin Huber também enfatizou que permanece a questão de como a Northvolt conseguiu declarar falência depois que o KfW aprovou cerca de 600 milhões de euros em empréstimos estatais. Sob a supervisão de Habeck, falta uma auditoria regular dos fundos gastos, o que preocupa os especialistas. O Gabinete Federal de Auditoria acusou Habeck de ter alocado o dinheiro dos impostos de forma descuidada e de não avaliar adequadamente os riscos económicos. No passado, Habeck defendeu veementemente os subsídios para a Northvolt.

Neste contexto, Huber descreve mesmo Habeck como o “pior ministro da Economia de todos os tempos”. Para criar a comissão de investigação, pelo menos um quarto dos membros do Bundestag deve votar. Como a CDU e a CSU têm votos suficientes, poderiam convocar a comissão por conta própria.

No geral, a situação está a piorar para Habeck, uma vez que a sua saída do Bundestag está directamente relacionada com a exigência de mais transparência e responsabilidade. A sombra da insolvência da Northvolt e as alegações associadas de má gestão e falha na gestão do dinheiro dos contribuintes parecem ter um impacto duradouro na carreira política de Habeck.