Söder pede mais oportunidades para a Baviera: Nova era de cooperação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Markus Söder e Katherina Reiche discutem a política económica da Baviera e as reformas planeadas para fortalecer a região.

Söder pede mais oportunidades para a Baviera: Nova era de cooperação!

O primeiro-ministro da Baviera, Markus Söder (CSU), expressou otimismo sobre o futuro da Baviera sob o novo governo federal em Berlim. Numa conferência de imprensa em Tegernsee, na presença da nova Ministra Federal da Economia, Katherina Reiche (CDU), ele enfatizou a importância de um manejo cuidadoso das finanças e chamou o novo governo federal de um potencial impulso económico para o Estado Livre. Söder criticou as políticas anteriores de Robert Habeck (Verdes) e falou que a Baviera estava em desvantagem.

Söder anunciou que os recursos economizados com o dinheiro da família deveriam ser investidos na construção de creches. Ele também planeia suspender o congelamento dos subsídios à habitação na Baviera em até 400 milhões de euros. “Não deveria haver cortes no sector da investigação e os municípios não deveriam ser sobrecarregados”, explicou. A estimativa fiscal no outono mostrará se a Baviera pode cobrir sozinha as despesas adicionais.

Novos investimentos em infraestrutura e freio à dívida

Uma questão importante aqui é o apoio financeiro que a Baviera recebe de um projecto de infra-estruturas a nível nacional. Alto Mercúrio 1,3 mil milhões de euros fluem para o Estado Livre todos os anos. Söder também vê a possibilidade de utilizar uma margem de manobra adicional de cerca de dois mil milhões de euros, aliviando o freio à dívida, o que o preocupa com a política de dívida na Europa.

Katherina Reiche anunciou que dois terços das capacidades recentemente planeadas das centrais eléctricas a gás, totalizando 20 gigawatts, serão construídas no sul da Alemanha. Söder elogiou a Baviera como um peso económico pesado e explicou que o sul estava agora a receber mais atenção. A líder do Partido Verde, Katharina Schulze, viu os planos como uma “declaração de falência para preços de electricidade acessíveis a longo prazo”.

Medidas sociais e educativas

O governo estadual está planejando gastos adicionais com creches, habitação e digitalização das escolas. Söder anunciou que os alunos receberão computadores inicialmente a partir da oitava série; Anteriormente, o foco era leitura, escrita e aritmética. O objetivo é aumentar o número de “trabalhadores de equipa” nas creches para 15.000 até 2029. Além disso, será introduzido um abono de família único de 3.000 euros a partir de 2026, mesmo que Söder esteja a atrair críticas por ter cortado creches e abonos de família no ano passado.

Na área da migração, Söder está a planear poupanças através da introdução de um cartão de pagamento para requerentes de asilo. O ano passado registou o maior número de saídas voluntárias em dez anos. O objetivo é reduzir gradualmente o número de acomodações para requerentes de asilo.

No geral, Markus Söder vê os acontecimentos como o início de uma “nova era de cooperação entre a Baviera e Berlim” e enfatiza a importância da voz da Baviera na política federal. Reiche planeia implementar medidas para reduzir os preços da eletricidade antes das férias de verão, incluindo a redução dos impostos sobre a eletricidade e as taxas de rede, a fim de estabilizar os preços da energia para os cidadãos.