Euro forte e receios de recessão: efeitos na indústria exportadora austríaca
A indústria de exportação austríaca está a sofrer com o euro forte e com os receios de uma recessão, mas o desenvolvimento económico não é tão mau como se temia. Segundo o economista-chefe da Associação Industrial (IV), é esperada uma “estagnação do desenvolvimento” nos próximos seis meses. Efeitos no mercado De acordo com um relatório de www.derstandard.at, o euro forte tornará as exportações mais caras e afectará a competitividade da indústria austríaca. Isto poderá ter um impacto negativo nos preços das ações das empresas orientadas para a exportação e levar a um declínio no investimento. Impacto no sector financeiro Os receios de uma recessão poderão levar a empréstimos mais cautelosos por parte dos bancos, uma vez que a procura de empréstimos poderá diminuir. Este pode ser o…

Euro forte e receios de recessão: efeitos na indústria exportadora austríaca
Impacto no mercado
De acordo com um relatório de www.derstandard.at, o euro forte tornará as exportações mais caras e afectará a competitividade da indústria austríaca. Isto poderá ter um impacto negativo nos preços das ações das empresas orientadas para a exportação e levar a um declínio no investimento.
Impacto no setor financeiro
Os receios de uma recessão poderão levar a empréstimos mais cautelosos por parte dos bancos, uma vez que a procura de empréstimos poderá diminuir. Isto poderá afectar os lucros dos bancos e levar a uma queda dos preços das acções no sector financeiro. Além disso, devido à incerteza no mercado, os investidores poderão investir cada vez mais em investimentos mais seguros, como obrigações ou ouro, o que poderá ter impacto nos mercados de capitais.
Leia o artigo fonte em www.derstandard.at