Corrida aos subsídios: a Europa está a planear um programa semelhante ao dos EUA – risco para a Alemanha
A Europa está a preparar-se para uma corrida aos subsídios com os EUA para contrariar o programa de super subsídios de Biden. Descubra como a Alemanha é afetada por este desenvolvimento. #Economia da UE #programa de subsídios #Plano de Biden

Corrida aos subsídios: a Europa está a planear um programa semelhante ao dos EUA – risco para a Alemanha
A economia dos EUA está a viver um verdadeiro boom graças à Lei de Redução da Inflação. Tendo isto em conta, a UE planeia agora lançar um programa de subsídios semelhante, de acordo com um relatório especial exclusivo para a UE. Este relatório está à disposição do WELT e ilustra as ambições da Europa em responder às medidas de Biden.
No entanto, esta corrida aos subsídios representa riscos consideráveis para a Alemanha. O desenvolvimento económico do país poderá ser prejudicado pela criação de desequilíbrios e desvantagens competitivas. Coloca-se a questão de saber como a economia alemã reagirá a estes novos desafios e se será capaz de se afirmar com sucesso.
A introdução de um programa de subsídios semelhante na Europa poderia levar a uma mudança no equilíbrio do poder económico e alterar as relações comerciais dentro da UE. Resta saber como os Estados-Membros responderão e se serão capazes de desenvolver uma estratégia comum que responda aos desafios tanto a nível nacional como europeu.
Dada a importância crescente dos programas de subsídios na economia internacional, o debate sobre a estratégia da UE no que diz respeito às medidas de apoio governamental deverá ganhar ainda mais impulso. Será interessante ver como a Europa reagirá ao programa de super subsídios de Biden e que impacto a longo prazo isto terá na economia da UE.