Taiwan: Produção de semicondutores como o setor económico mais forte e integração intersetorial no comércio mundial
De acordo com um relatório de www.stuttgarter-nachrichten.de, Taiwan concluiu o seu primeiro acordo comercial bilateral com os EUA. Este pacto comercial não diz respeito inicialmente a quaisquer isenções aduaneiras, mas simplesmente simplifica o processamento do comércio. Espera-se que mais acordos entre Taiwan e outros países se sigam. A produção de semicondutores é a indústria mais forte de Taiwan e tem importância sistémica para a economia global. As exportações, especialmente de semicondutores e outros produtos electrónicos, representam cerca de 70 por cento da produção económica anual. No entanto, Taiwan é frequentemente excluída das iniciativas comerciais internacionais. Por exemplo, Taiwan não foi tido em conta no “Quadro Económico Indo-Pacífico” do presidente dos EUA, Joe Biden, para não prejudicar as relações com a China. Esse …

Taiwan: Produção de semicondutores como o setor económico mais forte e integração intersetorial no comércio mundial
De acordo com um relatório de www.stuttgarter-nachrichten.de, Taiwan concluiu o seu primeiro acordo comercial bilateral com os EUA. Este pacto comercial não diz respeito inicialmente a quaisquer isenções aduaneiras, mas simplesmente simplifica o processamento do comércio. Espera-se que mais acordos entre Taiwan e outros países se sigam.
A produção de semicondutores é a indústria mais forte de Taiwan e tem importância sistémica para a economia global. As exportações, especialmente de semicondutores e outros produtos electrónicos, representam cerca de 70 por cento da produção económica anual. No entanto, Taiwan é frequentemente excluída das iniciativas comerciais internacionais. Por exemplo, Taiwan não foi tido em conta no “Quadro Económico Indo-Pacífico” do presidente dos EUA, Joe Biden, para não prejudicar as relações com a China.
Este acordo comercial bilateral com os EUA poderá ser um marco para Taiwan. Através de uma maior integração no comércio global, Taiwan espera reforçar a sua posição na cena internacional. Taiwan não é oficialmente reconhecido como um estado independente pela maioria dos países do mundo porque o princípio de Uma Só China praticamente adquiriu validade internacional. Taiwan não é membro da ONU e não é membro da maioria das outras organizações internacionais. Portanto, Taiwan tem um grande interesse em expandir ainda mais a sua força económica, a fim de garantir a sua existência.
As reações da China ao acordo comercial já foram negativas. A China alerta que Taiwan está caindo numa “armadilha americana” e que a indústria de semicondutores de Taiwan pode ficar enfraquecida.
O impacto deste acordo comercial no mercado e na indústria financeira poderá ser significativo. À medida que Taiwan expande os seus laços comerciais e estabelece novos acordos com outros países, poderá reduzir a sua dependência da China. Isto apresenta novas oportunidades para as empresas taiwanesas e pode levar a um aumento da procura de semicondutores taiwaneses. Ao mesmo tempo, também poderão surgir riscos, especialmente no que diz respeito às reações da China e às possíveis contramedidas. Resta saber como este pacto comercial e outros acordos irão impactar o mercado e a indústria financeira a longo prazo.
Fonte: De acordo com um relatório de www.stuttgarter-nachrichten.de
Leia o artigo original em www.stuttgarter-nachrichten.de