Imposto sobre o bem-estar animal para agricultores: Especialista financeiro analisa os efeitos das medidas planejadas
De acordo com um relatório de www.merkur.de, o governo federal não quer ceder aos agricultores furiosos na disputa pelo diesel agrícola - mas irá acomodá-los em outro lugar. O Ministro da Agricultura propõe um imposto sobre o bem-estar animal. Literalmente cada centavo conta agora. Desde segunda-feira e desde a grande manifestação em Berlim, o governo federal tem claramente tentado conter a ira dos agricultores. Diz-se que a redução da burocracia é uma alavanca que pode ser utilizada, mas, no final das contas, trata-se sobretudo de dinheiro. Um imposto sobre o bem-estar animal poderia ser uma resposta às perdas dos agricultores devido à futura tributação do gasóleo agrícola. O Ministro da Agricultura propõe...

Imposto sobre o bem-estar animal para agricultores: Especialista financeiro analisa os efeitos das medidas planejadas
De acordo com um relatório de www.merkur.de,
Na disputa pelo diesel agrícola, o governo federal não quer ceder aos agricultores revoltados – mas irá acomodá-los em outro lugar. O Ministro da Agricultura propõe um imposto sobre o bem-estar animal. Literalmente cada centavo conta agora. Desde segunda-feira e desde a grande manifestação em Berlim, o governo federal tem claramente tentado conter a ira dos agricultores. Diz-se que a redução da burocracia é uma alavanca que pode ser utilizada, mas, no final das contas, trata-se sobretudo de dinheiro. Um imposto sobre o bem-estar animal poderia ser uma resposta às perdas dos agricultores devido à futura tributação do gasóleo agrícola.
O Ministro da Agricultura sugere ajudar os agricultores a converter os seus estábulos com o objectivo de manter os animais de uma forma mais amiga dos animais. O esforço associado, logística e financeiramente, é grande. O seu ministério e departamento financeiro poderiam rapidamente elaborar um modelo para isso. Mas isto exige agora um compromisso claro de toda a coligação governamental e o apoio da oposição.
A ideia de um imposto sobre o bem-estar animal não é nova. Há anos que existem propostas concretas para implementação, e uma comissão correspondente tem vindo a desenvolver propostas desde 2019 para aliviar visivelmente o fardo dos agricultores quando convertem os seus estábulos. Um encargo monetário para os cidadãos poderá rondar os 35 euros por ano.
No entanto, a ideia de um imposto sobre o bem-estar animal encontra reações diferentes. Enquanto a ex-ministra da Agricultura, Julia Klöckner (CDU), apoia o plano, o político da CSU, Alexander Dobrindt, expressa rejeição estrita. Um inquérito realizado pela Universidade de Hamburgo também mostrou que os cidadãos aceitariam um aumento moderado nos preços da carne se a razão para isso fosse o bem-estar dos animais.
O fracasso destas propostas poderá ter um impacto negativo na agricultura e no sector financeiro. À medida que os encargos continuam a aumentar, os agricultores poderão enfrentar dificuldades financeiras, o que teria impacto em toda a economia. Além disso, a contínua insatisfação na agricultura poderia levar à agitação social, o que por sua vez teria um impacto negativo nos mercados financeiros. As diferentes reações dos políticos e dos cidadãos mostram também a incerteza e o desacordo relativamente aos possíveis efeitos de um imposto sobre o bem-estar dos animais. Resta saber se a coligação governamental encontrará uma linha clara sobre estas propostas e como isso irá afectar o mercado e o sector financeiro.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de