Apesar dos fracos dados económicos: Esken vê uma base sólida e apela a uma política económica activa
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a líder do SPD, Saskia Esken, confirmou que a economia alemã tem uma base sólida, apesar dos dados económicos cada vez mais fracos. Ela apela a uma “política económica activa” que “aponte na direcção certa” e mantenha as infra-estruturas, inclua investimentos estatais e ao mesmo tempo apele a investimentos das empresas. Esken também defende uma redução do IVA e sublinha a importância de melhores salários para amortecer o aumento dos preços. Ela apoia um preço-ponte da electricidade financiado pelo Estado para as empresas industriais, enquanto o Chanceler Olaf Scholz se opõe a isso. O dinheiro climático acordado no acordo de coligação só será pago aos cidadãos a partir de 2025. Na área de…

Apesar dos fracos dados económicos: Esken vê uma base sólida e apela a uma política económica activa
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a líder do SPD, Saskia Esken, confirmou que a economia alemã tem uma base sólida, apesar dos dados económicos cada vez mais fracos. Ela apela a uma “política económica activa” que “aponte na direcção certa” e mantenha as infra-estruturas, inclua investimentos estatais e ao mesmo tempo apele a investimentos das empresas. Esken também defende uma redução do IVA e sublinha a importância de melhores salários para amortecer o aumento dos preços. Ela apoia um preço-ponte da electricidade financiado pelo Estado para as empresas industriais, enquanto o Chanceler Olaf Scholz se opõe a isso. O dinheiro climático acordado no acordo de coligação só será pago aos cidadãos a partir de 2025. Na área da política climática, Esken gostaria de motivar a população e quando se trata de educação política, espera poder evitar cortes orçamentais. Esken é firmemente contra o trabalho com a AfD e não descarta a proibição da AfD.
Espera-se que os apelos da Esken a políticas económicas activas e medidas de investimento tenham um impacto no mercado. O aumento do financiamento e do investimento em infra-estruturas governamentais poderia estimular o crescimento económico e criar empregos. A redução do IVA poderia reforçar o poder de compra dos consumidores e aumentar o consumo. Um preço da electricidade-ponte financiado pelo Estado poderia apoiar a transição energética e melhorar a competitividade das empresas industriais.
No entanto, importa referir que estas medidas também podem implicar encargos financeiros, nomeadamente em relação à dívida pública. A implementação de programas de investimento extensivos requer um financiamento sólido e uma política orçamental sustentável.
No que diz respeito à protecção climática, a motivação da população e possíveis pagamentos de compensações governamentais poderão ter um impacto no mercado. O aumento da procura de produtos e serviços ecológicos poderá ter um impacto positivo nas empresas que se concentram na sustentabilidade.
Contudo, não está claro se e em que medida as exigências e planos da Esken serão realmente implementados. Depende de decisões políticas e de negociações se e em que medida estas medidas podem ser implementadas.
Fonte: De acordo com um relatório de www.tagesschau.de
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de