Trump e Fico: acordo nuclear secreto a apenas 60 quilómetros da Áustria!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O presidente dos EUA, Trump, encontra-se com o primeiro-ministro eslovaco, Fico, para discutir um acordo sobre uma usina nuclear perto da Áustria.

Trump e Fico: acordo nuclear secreto a apenas 60 quilómetros da Áustria!

O presidente dos EUA, Donald Trump, poderá envolver-se na expansão de uma central nuclear na Eslováquia num futuro próximo. A informação vem do jornalista investigativo húngaro Szabolcs Panyi, que cita fontes anônimas. De acordo com estes relatórios, o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, está a planear uma visita oficial a Trump em Washington para finalizar uma encomenda importante.

O projecto previsto diz respeito à construção de um novo reactor nuclear na central nuclear de Jaslovské Bohunice, situada a cerca de 60 quilómetros da fronteira com a Áustria, perto de Trnava. O valor do contrato está estimado em 13 a 15 mil milhões de euros. Este acordo não só promoveria a expansão da infra-estrutura nuclear na Eslováquia, mas também proporcionaria um impulso político e económico à região.

Colaboração futura

Fico seria o primeiro chefe de governo do Grupo Visegrád a ser recebido por Trump em visita oficial, sublinhando a importância desta reunião. Espera-se que o primeiro-ministro eslovaco esteja em breve na Casa Branca para discutir os detalhes do acordo do reactor nuclear. Isto poderá inaugurar uma nova era de cooperação entre os EUA e a Eslováquia, especialmente em projectos energéticos.

Viktor Orbán, o primeiro-ministro húngaro, encontrou-se com Trump em Mar-a-Lago após a sua vitória eleitoral e é considerado uma figura chave de Trump na Europa Centro-Oriental. Orbán, por assim dizer, lidera o fã-clube de Trump nesta região, o que poderá influenciar a dinâmica política dentro do grupo Visegrád.

Os planos de Trump e Fico levantam uma série de questões, sobretudo sobre as questões ambientais e de segurança associadas à operação de centrais nucleares. É provável que estas questões também façam parte das conversações entre os dois líderes, à medida que discutem uma potencial cooperação no sector da energia.

No geral, as conversações entre os EUA e a Eslováquia parecem prestes a intensificar-se à medida que ambos os países se preparam para os potenciais benefícios económicos de um projecto nuclear. Os próximos passos deste processo são aguardados com ansiedade.

Para obter mais informações sobre os antecedentes da usina nuclear, visite o padrão e para obter detalhes sobre o possível acordo, assista A imprensa.