Ucrânia: Após o encerramento do corredor marítimo ucraniano, as exportações de cereais e aço estão novamente em expansão
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, a Ucrânia dá boas notícias para a sua economia atingida pela crise, pelo menos no mar: as exportações de cereais e aço aumentaram novamente desde que Kiev começou a garantir um "Corredor Marítimo Ucraniano" para grandes navios através do Mar Negro e rios para a Europa em Agosto de 2023. As exportações de cereais aumentaram para seis milhões de toneladas por mês, o que deverá exportar toda a colheita do ano anterior destinada à exportação até Maio. O regresso das exportações de aço por navios, após um bloqueio de quase dois anos, também está a trazer alívio às siderúrgicas ucranianas. Este é um desenvolvimento bem-vindo considerando o…

Ucrânia: Após o encerramento do corredor marítimo ucraniano, as exportações de cereais e aço estão novamente em expansão
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, a Ucrânia dá boas notícias para a sua economia atingida pela crise, pelo menos no mar: as exportações de cereais e aço aumentaram novamente desde que Kiev começou a garantir um "Corredor Marítimo Ucraniano" para grandes navios através do Mar Negro e rios para a Europa em Agosto de 2023. As exportações de cereais aumentaram para seis milhões de toneladas por mês, o que deverá exportar toda a colheita do ano anterior destinada à exportação até Maio. O regresso das exportações de aço por navios, após um bloqueio de quase dois anos, também está a trazer alívio às siderúrgicas ucranianas. Este é um desenvolvimento bem-vindo, dada a guerra em curso, a escassez de pessoal e os elevados gastos militares, que consomem quase metade do orçamento. O buraco no orçamento ucraniano é enorme e ascende a cerca de 40 mil milhões de euros só este ano, valor que as suas próprias receitas não conseguem cobrir.
A UE aprovou recentemente um pacote financeiro para a Ucrânia, mas ainda há um buraco de dez mil milhões de euros no orçamento. Este montante corresponde a bem mais de um décimo de todo o orçamento de Estado da Ucrânia. Os EUA também elaboraram um pacote de ajuda para a Ucrânia, mas o seu destino é incerto dada a oposição na Câmara dos Representantes dos EUA. Embora a UE e os EUA tenham congelado os fundos estatais russos, não está claro se este montante chegará à Ucrânia. Usar novamente a imprensa monetária para imprimir mais dinheiro é rejeitado por medo da inflação. A Ucrânia poderia tentar cortar gastos, vender empresas estatais ou emitir títulos, mas estas medidas são muito complexas.
Os empresários na Ucrânia sofrem com a corrupção nas autoridades, nos tribunais e nas agências de segurança. Muitas empresas sentem-se sob pressão e têm preocupações em investir em títulos públicos. A contínua escassez de pessoal devido ao serviço militar e aos refugiados que fogem para a UE agrava ainda mais a situação. A economia ucraniana encontra-se numa encruzilhada e necessita de apoio urgente para sobreviver, apesar das circunstâncias adversas.
Leia o artigo fonte em www.sueddeutsche.de