Departamento do Tesouro dos EUA: Guerra contra a Ucrânia faz com que a economia russa encolha 5%
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de, foi publicado um relatório do Departamento do Tesouro dos EUA que analisa o impacto da guerra contra a Ucrânia na economia russa. Segundo o relatório, o produto interno bruto (PIB) da Rússia poderia ser cinco por cento maior sem a guerra. Outros sectores da economia, como os elevados gastos militares e a desvalorização do rublo, também são afectados. O investimento de 100 mil milhões de dólares no sector militar em 2023, representando quase um terço da despesa total planeada, mostra a prioridade que a Rússia dá ao envolvimento militar. Ao mesmo tempo, os aumentos salariais planeados no sector público foram interrompidos, enquanto a inflação no país...

Departamento do Tesouro dos EUA: Guerra contra a Ucrânia faz com que a economia russa encolha 5%
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de, foi divulgado um relatório do Departamento do Tesouro dos EUA analisando o impacto da guerra na Ucrânia na economia russa. Segundo o relatório, o produto interno bruto (PIB) da Rússia poderia ser cinco por cento maior sem a guerra. Outros sectores da economia, como os elevados gastos militares e a desvalorização do rublo, também são afectados.
O investimento de 100 mil milhões de dólares no sector militar em 2023, representando quase um terço da despesa total planeada, mostra a prioridade que a Rússia dá ao envolvimento militar. Ao mesmo tempo, os aumentos salariais planeados no sector público foram interrompidos, enquanto a inflação no país está em 7,5 por cento, bem acima da meta do banco central de quatro por cento.
Além disso, o número historicamente elevado de emigrantes da Rússia é outro factor que enfraquece o potencial de crescimento do país. Em 2022, 668 mil pessoas deixaram o país, enfraquecendo a mão de obra qualificada e o potencial de crescimento.
Globalmente, a guerra contra a Ucrânia tem um impacto directo não só nas despesas militares, mas também na economia, na inflação, nas taxas de emigração e na situação económica geral do país. O investimento no sector militar, o abrandamento dos aumentos salariais e a emigração laboral são factores que podem afectar o PIB e o potencial de crescimento a longo prazo. Resta saber como estes desenvolvimentos irão afectar o mercado russo e a indústria financeira a longo prazo.
Leia o artigo fonte em www.businessinsider.de