EUA apresentam nova proposta tarifária: Cimeira da UE sob pressão!
A Comissão Europeia e os EUA estão a negociar uma disputa alfandegária; Existe o risco de tarifas especiais. Cimeira estratégica em 26 de junho para evitar a escalada.
EUA apresentam nova proposta tarifária: Cimeira da UE sob pressão!
O governo dos EUA apresentou uma nova proposta à Comissão da UE para chegar a um acordo na disputa alfandegária em curso. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou os 27 chefes de estado e de governo da UE sobre os detalhes da proposta durante um jantar. Na próxima cimeira, será discutida a estratégia da Comissão Europeia para as conversações finais com o governo dos EUA. O objetivo principal é evitar uma escalada do litígio aduaneiro, especialmente tendo em conta o prazo que termina em 9 de julho Relatórios derStandard.
Ao mesmo tempo, a UE está a preparar tarifas especiais sobre as exportações dos EUA no valor de até 95 mil milhões de euros. Estas tarifas poderiam estender-se a uma variedade de produtos industriais e agrícolas, tais como automóveis, batata doce e uísque. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que imporá novas tarifas especiais sobre as importações da UE se as ofertas da UE forem consideradas inadequadas. Relatórios ZDF, que a força da UE considera as tarifas dos EUA como injustificadas e não alinhadas com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).
A Comissão da UE está planejando ações legais
Tendo em conta a rápida evolução, a Comissão Europeia planeia tomar medidas legais contra as tarifas dos EUA na OMC. Está também a considerar a implementação de possíveis restrições à exportação da UE sobre produtos no valor de 4,4 mil milhões de euros. O Comissário do Comércio, Maros Sefcovic, alertou urgentemente sobre o impacto de novas tarifas dos EUA, que poderão afectar exportações no valor de 170 mil milhões de euros.
No total, cerca de 549 mil milhões de euros de exportações da UE para os EUA poderão ser afetados pelas tarifas. As investigações dos EUA dizem especialmente respeito a semicondutores, produtos farmacêuticos e matérias-primas. Apesar da situação tensa, a UE já tinha oferecido aos EUA um acordo para eliminar mutuamente todas as tarifas sobre produtos industriais, mas este foi rejeitado pela administração Trump.
Impacto na economia
A economia europeia já sente as consequências da política aduaneira. As empresas alemãs procuram cada vez mais mercados de vendas alternativos devido às barreiras comerciais existentes. Ao mesmo tempo, estão a ser discutidos possíveis novos acordos que poderão incluir o aumento das exportações americanas de gás natural liquefeito e a importação de tecnologia militar e produtos agrícolas. Os desenvolvimentos nas próximas semanas poderão ser decisivos para determinar a direção em que as relações comerciais transatlânticas irão evoluir.