A economia da Venezuela enfrenta a recuperação? Especialista financeiro analisa a situação após o afastamento do socialismo e as perspectivas de crescimento.
De acordo com um relatório de amp2.handelsblatt.com, a Venezuela está a passar por um período de transição económica à medida que o país se afasta do sistema socialista em direcção ao capitalismo. Embora a economia do país tenha vivido um período de crescimento após anos de declínio, as perspectivas futuras permanecem incertas. Embora o produto interno bruto tenha crescido 8 por cento no ano passado, espera-se um aumento de apenas 5 por cento para o ano em curso. A inflação está em chocantes 471% e os preços no país são altamente irracionais. A aceitação do dólar americano como unidade de pagamento e liquidação levou a um certo aumento na confiança e também na utilização...

A economia da Venezuela enfrenta a recuperação? Especialista financeiro analisa a situação após o afastamento do socialismo e as perspectivas de crescimento.
De acordo com um relatório de amp2.handelsblatt.com,
A Venezuela está a atravessar um período de convulsão económica à medida que o país passa de um sistema socialista para o capitalismo. Embora a economia do país tenha vivido um período de crescimento após anos de declínio, as perspectivas futuras permanecem incertas. Embora o produto interno bruto tenha crescido 8 por cento no ano passado, espera-se um aumento de apenas 5 por cento para o ano em curso. A inflação está em chocantes 471% e os preços no país são altamente irracionais.
A aceitação do dólar americano como unidade de pagamento e liquidação levou a um certo aumento da confiança e a utilização das empresas também aumentou. No entanto, existe uma grande desconfiança em relação ao investimento estrangeiro devido às duras sanções dos EUA contra a Venezuela. Seriam necessários grandes investimentos estrangeiros, especialmente nas áreas do petróleo, da energia e dos recursos minerais, para estabilizar a economia. No entanto, é questionável se e quando as sanções serão relaxadas e se a situação política no país é suficientemente estável para permitir investimentos privados. Em última análise, o futuro desenvolvimento da economia venezuelana depende em grande parte da transparência das próximas eleições e das decisões do presidente ditatorial Nicolás Maduro.
Leia o artigo fonte em amp2.handelsblatt.com