A incerteza está a abrandar a economia suíça: tendências alarmantes!
Política económica em 2025: incertezas globais, tensões geopolíticas e seu impacto na indústria e nas exportações suíças.
A incerteza está a abrandar a economia suíça: tendências alarmantes!
A actual situação económica é caracterizada por uma grande incerteza, que é ainda agravada pelas tensões geopolíticas e pelas exigências questionáveis do comércio internacional. A política aduaneira dos EUA, em particular, está a causar incerteza nos mercados mundiais e afecta particularmente as pequenas e médias empresas (PME). Esta situação é acompanhada por novos conflitos comerciais, como o entre os EUA e a China, bem como pelos conflitos em curso na Ucrânia e no Médio Oriente, como o economiasuisse relatado.
As incertezas em torno das futuras condições de acesso ao mercado dos EUA aumentam as dificuldades dos exportadores. Em resposta à política tarifária agressiva dos EUA, a China e a UE também estão a tomar contramedidas, o que está a conduzir a cadeias de abastecimento internacionais frágeis. As empresas suíças relatam uma queda nas encomendas, especialmente nas indústrias de maquinaria e relojoaria, e uma fraqueza geral na procura é evidente em todas as principais regiões do mundo.
Impacto dos riscos geopolíticos no comércio
Um estudo do Bundesbank lança luz sobre outros aspectos dos riscos geopolíticos e a sua influência no comércio. Mostra que as importações ajustadas aos preços provenientes de países com risco geopolítico crescente diminuem, ao mesmo tempo que os preços das importações aumentam. Esta evolução corresponde a um choque de oferta negativo para as economias afetadas, o que também se reflete nas situações empresariais reportadas. Esta constatação destaca o impacto direto de tais riscos no comércio internacional, que pode ser observado não apenas na Suíça, mas globalmente, como afirma o estudo de Khalil, Osten e Strobel (2025). Esta análise tem também em conta a influência da evolução da procura interna e situa-se no contexto da incerteza geral nos mercados.
A Suíça está a registar um declínio no comércio externo de mercadorias, enquanto um inquérito mostra que o problema aduaneiro e a incerteza associada são identificados por cerca de 50% das empresas como os maiores riscos económicos. Especialistas alertam que a diminuição da procura, aliada ao elevado nível de incerteza, poderá agravar ainda mais a situação económica.
Impacto em vários setores
As empresas suíças dos setores de máquinas e relojoaria esperam uma queda nas vendas. Noutros sectores, como o têxtil, o químico e o alimentar, existem perspectivas mistas. Embora os mercados de serviços permaneçam estáveis, os investimentos em equipamento poderão agora aumentar novamente após um ano anterior fraco. A indústria da construção também apresenta os primeiros sinais de melhoria após um início de ano fraco. No entanto, o apoio económico interno através do consumo privado continua a ser importante à medida que os salários reais aumentam, o que, em parte, fortalece o poder de compra dos consumidores.
Globalmente, espera-se um aumento moderado da taxa de desemprego para cerca de 3,0%, enquanto o número de pessoas com trabalho a tempo reduzido está a aumentar. Muitas empresas também enfrentam riscos decorrentes do aumento dos preços e do aumento da regulamentação. Apesar de todos estes desafios, a economyuisse prevê um ligeiro crescimento do PIB de 1,1% para 2025.
Em resumo, pode-se dizer que a situação do comércio mundial em 2025 é fortemente caracterizada por incertezas e tensões geopolíticas, que têm um impacto direto na economia da Suíça e nas suas relações internacionais. Esta situação complexa exigirá muito das empresas e dos decisores políticos nos próximos meses.