Mudança de direção nas FMA: Áustria procura sucessor de Eduard Müller
O governo mais uma vez age rapidamente: o cargo de chefe das FMA já está sendo anunciado. Saiba mais sobre o histórico e a busca por um sucessor. Política económica em foco.

Mudança de direção nas FMA: Áustria procura sucessor de Eduard Müller
O governo está mais uma vez a agir com grande pressa, uma vez que o Ministério das Finanças sob Magnus Brunner (ÖVP) está a anunciar novamente a posição de chefe na Autoridade dos Mercados Financeiros (FMA). Isto afecta actualmente Eduard Müller, que pertence ao ÖVP e cujo mandato vai até 5 de julho de 2025. No entanto, já se procura um sucessor para o antigo chefe de secção do Ministério das Finanças e Ministro das Finanças de curto prazo.
Além de Müller, Helmut Ettl, social-democrata e banqueiro central em licença, também trabalha nas FMA. Ettl está no conselho da FMA desde 2008 e seu contrato foi recentemente prorrogado até fevereiro de 2028. Curiosamente, Ettl foi nomeado para a autoridade supervisora na chapa OeNB, enquanto Müller foi colocado nesta posição pelo Ministério das Finanças sob o ÖVP.
É importante notar que o governo de coalizão azul turquesa de Sebastian Kurz (ÖVP) planejou originalmente substituir legalmente Ettl e reduzir o conselho das FMA a um membro. No entanto, este projecto não foi levado adiante devido ao caso Ibiza. Agora o foco está no novo anúncio para o cargo de chefe das FMA, enquanto os antecedentes e as influências políticas desta decisão levantam questões.