A Renânia do Norte-Vestfália está realmente crescendo? Bruxelas visita o futuro económico em foco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O primeiro-ministro Wüst debate o crescimento económico com os chefes das empresas da Renânia do Norte-Vestefália em Bruxelas e apela a medidas para combater a estagnação do PIB.

A Renânia do Norte-Vestfália está realmente crescendo? Bruxelas visita o futuro económico em foco!

Recentemente, uma dúzia de CEOs das maiores empresas da Renânia do Norte-Vestefália (NRW) visitaram o Primeiro-Ministro Hendrik Wüst em Bruxelas para discutir importantes questões económicas. Neste contexto, a oposição no parlamento estadual da Renânia do Norte-Vestefália exige propostas concretas do governo estadual para promover o crescimento económico. No âmbito deste debate, terá lugar uma hora atual na quinta-feira, às 10 horas, a pedido do FDP, que também se concentrará na visita dos chefes da empresa e nos resultados do documento de impulso político europeu, que Wüst entregou à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O Süddeutsche Zeitung relata que Wüst descreveu a NRW como o “motor de crescimento para toda a Europa” neste contexto.

O FDP critica o governo do estado e fala em “percepção distorcida da realidade”. Isto acontece no contexto das previsões actuais, que indicam estagnação do produto interno bruto (PIB) na Renânia do Norte-Vestfália. Após dois anos de recessão, espera-se um aumento de apenas 0,1 por cento, o que fica atrás do crescimento de outras regiões europeias e da Alemanha como um todo. Estatista deixa claro na sua publicação sobre a evolução do PIB da Renânia do Norte-Vestfália que a situação económica está a assumir dimensões alarmantes.

Críticas à política tributária de eletricidade

Além disso, o FDP apela ao governo do estado preto-verde para que apresente medidas para criar melhores condições de política económica, nomeadamente no que diz respeito à falta de redução do imposto sobre a electricidade. Este imposto só foi reduzido pelo governo federal preto-vermelho para a indústria transformadora, que Wüst e a CDU também criticaram como insuficiente.

A situação na Renânia do Norte-Vestfália levanta questões, especialmente quando se olham para os dados do PIB de longo prazo, que se estendem até 2024. Estes dados, publicados pelos institutos de estatística federal e estadual, mostram o desenvolvimento económico do estado e revelam uma tendência preocupante. O acesso aos dados completos do PIB está disponível no Statista, permitindo uma análise detalhada dos desafios económicos na Renânia do Norte-Vestfália.