Porque é que o FDP está finalmente a acordar: paralelos com o documento de Lambsdorff e a atitude do SPD e dos Verdes. (96 caracteres)
O FDP enfrenta actualmente o desafio de implementar uma política económica liberal na coligação com os Verdes e o SPD. Um relatório actual salienta que os Verdes e grande parte do SPD carecem de uma compreensão básica das relações económicas. A ideia de que o dinheiro cai do céu e de que o Estado-providência pode ser financiado indefinidamente molda as suas ideias sobre política energética e política fiscal. Mas os desafios financeiros na Alemanha, causados pela evolução demográfica e por uma política de migração tensa, exigem uma repensação. O FDP reconheceu esta reconsideração e despertou para a transição energética desde a proposta de Robert Habeck para o financiamento das bombas de calor. O …

Porque é que o FDP está finalmente a acordar: paralelos com o documento de Lambsdorff e a atitude do SPD e dos Verdes. (96 caracteres)
O FDP enfrenta actualmente o desafio de implementar uma política económica liberal na coligação com os Verdes e o SPD. Um relatório actual salienta que os Verdes e grande parte do SPD carecem de uma compreensão básica das relações económicas. A ideia de que o dinheiro cai do céu e de que o Estado-providência pode ser financiado indefinidamente molda as suas ideias sobre política energética e política fiscal. Mas os desafios financeiros na Alemanha, causados pela evolução demográfica e por uma política de migração tensa, exigem uma repensação.
O FDP reconheceu esta reconsideração e despertou para a transição energética desde a proposta de Robert Habeck para o financiamento das bombas de calor. O Ministro das Finanças, Christian Lindner, reconheceu que tem de desempenhar o papel de Lambsdorff para ajudar a política económica liberal a alcançar um avanço. Uma declaração publicada recentemente pelo Conselho Consultivo Científico do Ministério Federal das Finanças apoia-o nisso. O conselho consultivo critica a ideia de um preço da eletricidade limitado pelo Estado para apoiar a indústria de utilização intensiva de energia e, em vez disso, apela a uma expansão do fornecimento de energia e a uma melhoria nas condições de localização da indústria.
No seio do FDP está também a formar-se um grupo de membros do Bundestag que segue uma orientação para a economia de mercado. Eles se autodenominam “herdeiros de Otto” e referem-se ao ministro liberal da Economia, Otto Graf Lambsdorff. A composição exata do grupo não é conhecida, mas além de Linda Teuteberg, Wolfgang Kubicki e Frank Schäffler, também estariam presentes secretários de estado e um ministro.
Estes desenvolvimentos mostram que o FDP está cada vez mais empenhado na política económica liberal e também encontra apoio para a mesma dentro do partido. Resta saber como este desenvolvimento irá afectar a coligação e a economia alemã.
De acordo com um relatório de www.cicero.de
Leia o artigo fonte em www.cicero.de