Organização Mundial do Comércio OMC: chefe quer comemorar sucessos
A reunião ministerial da OMC começa em Abu Dhabi: a Organização Mundial do Comércio luta pela unidade entre os 164 membros e por um novo impulso para a instituição em dificuldades. Novas adições a Timor Leste e às Comores.

Organização Mundial do Comércio OMC: chefe quer comemorar sucessos
A chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, está determinada a reunir os 164 membros divididos da organização. Antes da próxima cimeira em Abu Dhabi, ela anunciou com optimismo: “Faremos isso”. A reunião ministerial, que terá lugar de 26 a 29 de Fevereiro, pretende dar um novo impulso à enfraquecida OMC.
A OMC, com sede em Genebra, serve como fórum regulador para o comércio global de bens e serviços. Mais de 75% do comércio global é conduzido de acordo com as diretrizes da OMC. Apesar das disputas e desafios internos, há esperança de impulsos positivos na próxima reunião em Abu Dhabi.
Como uma pequena história de sucesso para o clube comercial, deve-se notar que Timor Leste e as Comores são recebidos como novos membros. Isto mostra que apesar das diferenças existentes, é possível uma certa coesão e expansão da organização. Neste contexto, a OMC entra na próxima reunião ministerial com o objectivo de definir o rumo para um futuro de sucesso e reforçar as relações comerciais globais.