Economia global enfraquece economia alemã: especialistas financeiros pessimistas para 2023
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, a economia alemã parece continuar a enfraquecer, apesar de um aumento inesperado nas exportações de bens em Novembro de 2023 e de um ligeiro aumento de encomendas na indústria. As exportações caíram 5% em comparação com o mesmo mês do ano passado e as perspectivas futuras permanecem nebulosas. A fraca situação económica mundial e as condições desfavoráveis para os investimentos estão a colocar pressão sobre a economia alemã orientada para a exportação. A burocracia adicional e a situação de segurança no Médio Oriente poderão ter um impacto negativo no comércio externo. Em novembro foram entregues no exterior mercadorias no valor de 131,2 mil milhões de euros, o que representa ainda uma diminuição face ao mesmo período do ano passado. A fraca procura externa, particularmente...

Economia global enfraquece economia alemã: especialistas financeiros pessimistas para 2023
De acordo com um relatório de www.sueddeutsche.de, a economia alemã parece continuar a enfraquecer, apesar de um aumento inesperado nas exportações de bens em Novembro de 2023 e de um ligeiro aumento de encomendas na indústria. As exportações caíram 5% em comparação com o mesmo mês do ano passado e as perspectivas futuras permanecem nebulosas.
A fraca situação económica mundial e as condições desfavoráveis para os investimentos estão a colocar pressão sobre a economia alemã orientada para a exportação. A burocracia adicional e a situação de segurança no Médio Oriente poderão ter um impacto negativo no comércio externo.
Em novembro foram entregues no exterior mercadorias no valor de 131,2 mil milhões de euros, o que representa ainda uma diminuição face ao mesmo período do ano passado. A fraca procura externa, especialmente por parte da área do euro, continua a pesar sobre a economia industrial.
Especialistas e economistas não estão muito optimistas quanto às perspectivas económicas. De acordo com o economista-chefe do ING, Carsten Brzeski, o abrandamento da procura global e a guerra em Gaza estão a exacerbar os problemas estruturais. A previsão de um declínio de 0,3 por cento no produto interno bruto (PIB) pelo Instituto de Macroeconomia e Investigação Económica (IMK) sublinha o clima negativo.
Isto poderia ter um impacto negativo no mercado e no setor financeiro. A fraqueza contínua da economia alemã poderá levar a um declínio no investimento e na procura, o que por sua vez poderá levar a um abrandamento económico geral. Esta situação poderá levar a uma maior incerteza e a decisões de investimento mais cautelosas.
Leia o artigo fonte em www.sueddeutsche.de