Tradição WHU: Prof. Dr. Michael Frenkel está se aposentando!
O professor Dr. Michael Frenkel se despede em 31 de maio de 2025, após mais de 30 anos na WHU - moldando a política econômica internacional.
Tradição WHU: Prof. Dr. Michael Frenkel está se aposentando!
No dia 30 de maio de 2025 será concluído um importante capítulo na WHU – Otto Beisheim School of Management. O professor Dr. Michael Frenkel, uma das mentes mais influentes da universidade, está se aposentando. Ele moldou a WHU por mais de três décadas através de seu ensino, pesquisa e compromisso com as relações internacionais.
Frenkel, nascido em 1954, iniciou sua carreira acadêmica após concluir um aprendizado em bancos e estudar economia na Universidade de Mainz. Depois de concluir o seu doutoramento, trabalhou durante vários anos no Fundo Monetário Internacional em Washington D.C. antes de ser nomeado professor de macroeconomia e política económica internacional na WHU em 1993. A sua experiência e investigação sobre os mercados financeiros internacionais são reconhecidas internacionalmente e aconselhou instituições como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Comissão Europeia.
Influência e compromisso na WHU
Michael Frenkel foi eleito reitor da WHU diversas vezes, de 1996 a 1998 e de 2005 a 2014. Sob sua liderança, a WHU internacionalizou-se e obteve importantes acreditações como EQUIS e AACSB. Ele também ampliou a gama de cursos para incluir novos programas, incluindo um MBA, e construiu um segundo campus em Düsseldorf.
Como Reitor Associado de Relações Internacionais e Diversidade, Frenkel foi o grande responsável pela construção da maior rede de intercâmbio internacional para estudantes de uma escola de negócios alemã. Foi também cofundador e diretor do Centro de Estudos Europeus (CEUS) e ativo em diversas iniciativas estudantis, incluindo o “fórumWHU”.
Reconhecimento e perspectivas
O Reitor da WHU, Prof. Christian Andres, presta homenagem ao comprometimento e à humanidade de Frenkel ao se aposentar. Mesmo como professor emérito, Frenkel continuará ligado à universidade.
A extensa experiência internacional de Frenkel se estende a inúmeras cátedras visitantes em universidades renomadas, incluindo Harvard e Georgetown. É autor de mais de 100 publicações nas áreas de macroeconomia e finanças internacionais e foi durante muitos anos responsável pela formação económica de jovens diplomatas alemães no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Com o seu trabalho diversificado, Michael Frenkel não só moldou a WHU, mas também teve uma influência duradoura na educação e investigação económica na Alemanha e internacionalmente. A sua saída marca um momento significativo para a universidade, que não estaria onde está hoje sem a sua liderança e visão.