Como se desenvolverá a economia global em 2024 e como irão as incertezas políticas afetar o mercado financeiro? Especialistas fornecem insights.
De acordo com um relatório de amp.zdf.de, os principais economistas prevêem tempos sombrios para a economia alemã em 2024. As tensões globais em curso, as eleições presidenciais dos EUA e os problemas não resolvidos da economia alemã estão a pesar nas perspectivas. Os analistas alertam para mais um ano de recessão e não esperam qualquer redução significativa das taxas de juro. A incerteza geopolítica deixou uma marca profunda na actividade económica na Alemanha e em todo o mundo. As tensões com a China, a guerra em curso na Ucrânia e o conflito no Médio Oriente, bem como as eleições presidenciais nos EUA já lançaram a sua sombra sobre a economia global. Se Donald Trump for reeleito presidente dos EUA...

Como se desenvolverá a economia global em 2024 e como irão as incertezas políticas afetar o mercado financeiro? Especialistas fornecem insights.
De acordo com um relatório de amp.zdf.de, os principais economistas prevêem tempos sombrios para a economia alemã em 2024. As atuais tensões globais, as eleições presidenciais nos EUA e os problemas não resolvidos da economia alemã estão a pesar nas perspetivas. Os analistas alertam para mais um ano de recessão e não esperam qualquer redução significativa das taxas de juro.
A incerteza geopolítica deixou uma marca profunda na actividade económica na Alemanha e em todo o mundo. As tensões com a China, a guerra em curso na Ucrânia e o conflito no Médio Oriente, bem como as eleições presidenciais nos EUA já lançaram a sua sombra sobre a economia global. Se Donald Trump for reeleito Presidente dos EUA, os especialistas temem que tempos sombrios se avizinham, o que teria um impacto negativo na actividade económica em todo o mercado.
Além disso, as rígidas medidas de austeridade dos populistas ultraliberais de direita na Argentina poderiam pôr em perigo a assinatura do acordo do Mercosul, o que teria um impacto negativo nas relações comerciais entre a Europa e a América do Sul. A economia alemã também poderá ser afectada por estas convulsões internacionais.
Os problemas não resolvidos do financiamento alemão do orçamento do Estado e da adesão ao travão da dívida também são vistos como factores onerosos para a economia alemã. Os críticos queixam-se de que esta política é demasiado dogmática dada a actual situação turbulenta e não pode oferecer uma resposta adequada aos desafios. Isto poderá representar um factor de incerteza com impacto negativo no sector financeiro.
No geral, os principais especialistas financeiros estão preocupados com a situação económica em 2024 e prevêem mais turbulências. Os conflitos internacionais não resolvidos e os problemas internos da economia alemã poderão ter um impacto negativo no mercado e no setor financeiro, o que poderá representar um desafio para investidores, empresas e consumidores.
Leia o artigo fonte em amp.zdf.de