Economia no caminho certo? Menos falências e aumento de empregos!
As falências na Alemanha estão a diminuir ligeiramente, mas o número de empregos afetados continua preocupante. Análises atuais.
Economia no caminho certo? Menos falências e aumento de empregos!
O Instituto Leibniz de Pesquisa Econômica Halle (IWH) relata um declínio nas insolvências corporativas na Alemanha. Em abril de 2023, o número de falências atingiu 1.626, o nível mais elevado em 20 anos. Outra atualização mostra que foram registradas 1.478 insolvências de sociedades anônimas e sociedades anônimas em maio. Isto representa uma diminuição de 9 por cento em relação ao mês anterior, mas um aumento de 17 por cento em relação a maio de 2024, segundo o Jornal do sul da Alemanha relatado.
Os sectores da construção, do comércio e da indústria transformadora, onde o número de insolvências permanece elevado, são particularmente afectados. Steffen Müller, chefe de pesquisa de insolvência do IWH, expressou a expectativa de que os números possam cair ligeiramente nos próximos meses. No entanto, prevê-se que a Alemanha continue a registar mais falências empresariais no futuro do que no ano anterior.
Empregos afetados
As falências têm um impacto significativo no mercado de trabalho. Em Maio, cerca de 15.000 empregos foram afectados nas 10% maiores empresas insolventes. Este número está 7 por cento acima do mês anterior, 27 por cento acima do nível de Maio de 2024 e uns notáveis 130 por cento acima da média em comparação com os meses pré-coronavírus entre 2016 e 2019.
Apesar destes números preocupantes, existem indicadores iniciais positivos para a economia, tais como Espelho relatado. Isto poderá indicar que a situação económica pode ser mais estável do que os dados sobre falências sugerem.