Impacto económico de uma vitória eleitoral da AfD: O que isto significa para a Alemanha?
A força da AfD nas sondagens eleitorais está a causar incerteza, especialmente no que diz respeito às próximas eleições estaduais na Saxónia e na Turíngia no próximo ano. Uma vitória eleitoral da AfD teria potencialmente consequências económicas graves para a Alemanha. As grandes empresas e associações empresariais exigem veementemente melhores condições económicas aos políticos, mas permanecem silenciosas em defesa dos valores democráticos. A Alemanha tem um sistema económico altamente corporativista, o que leva a uma estreita ligação entre a política e as empresas. Este modelo levou os políticos a agir de forma rápida e decisiva para proteger as suas próprias empresas. No entanto, a AfD pode causar grandes danos económicos às empresas e à economia...

Impacto económico de uma vitória eleitoral da AfD: O que isto significa para a Alemanha?
A força da AfD nas sondagens eleitorais está a causar incerteza, especialmente no que diz respeito às próximas eleições estaduais na Saxónia e na Turíngia no próximo ano. Uma vitória eleitoral da AfD teria potencialmente consequências económicas graves para a Alemanha. As grandes empresas e associações empresariais exigem veementemente melhores condições económicas aos políticos, mas permanecem silenciosas em defesa dos valores democráticos. A Alemanha tem um sistema económico altamente corporativista, o que leva a uma estreita ligação entre a política e as empresas. Este modelo levou os políticos a agir de forma rápida e decisiva para proteger as suas próprias empresas.
No entanto, a AfD poderá causar grandes danos económicos às empresas e à economia como um todo. Uma possível política de isolamento levaria a uma grave perda de trabalhadores qualificados, uma vez que muitas empresas necessitam mais do que nunca de trabalhadores qualificados estrangeiros. Além disso, os trabalhadores qualificados alemães também poderiam virar as costas à Alemanha devido às regiões xenófobas e intolerantes. A AfD também está a planear uma “política familiar de activação” que deverá encorajar as mulheres a ter mais filhos e a trabalhar menos. Isto agravaria ainda mais o problema dos trabalhadores qualificados.
De acordo com um relatório de www.zeit.de, uma vitória eleitoral da AfD poderia levar a problemas económicos significativos, especialmente no que diz respeito à escassez de trabalhadores qualificados e à perda de recursos humanos. Como resultado, as empresas que dependem mais fortemente de pessoal especializado internacional poderão ser gravemente prejudicadas.
Leia o artigo fonte em www.zeit.de