Situação económica na Alemanha: Especialistas soam o alarme sobre sinais sombrios
De acordo com um relatório de www.schwaebische.de, as notícias negativas sobre a situação económica na Alemanha estão a aumentar. Os cidadãos lamentam o aumento dos preços da energia e dos alimentos, e muitas empresas preferem investimentos estrangeiros a investimentos na Alemanha. Uma pesquisa realizada pela YouGov descobriu que mais de dois terços dos alemães estão muito preocupados com a situação económica da Alemanha. Os especialistas confirmam estes presságios sombrios e criticam a Alemanha por depender demasiado de uma economia planificada. Os peritos avaliaram a situação da política económica na Alemanha no âmbito do Inquérito aos Peritos Económicos (EES) e chegaram à conclusão de que a situação da política económica em comparação com...

Situação económica na Alemanha: Especialistas soam o alarme sobre sinais sombrios
De acordo com um relatório de www.schwaebische.de, as notícias negativas sobre a situação económica na Alemanha estão a aumentar. Os cidadãos lamentam o aumento dos preços da energia e dos alimentos, e muitas empresas preferem investimentos estrangeiros a investimentos na Alemanha. Uma pesquisa realizada pela YouGov descobriu que mais de dois terços dos alemães estão muito preocupados com a situação económica da Alemanha. Os especialistas confirmam estes presságios sombrios e criticam a Alemanha por depender demasiado de uma economia planificada.
Os peritos avaliaram a situação da política económica na Alemanha como parte do Inquérito aos Peritos Económicos (EES) e chegaram à conclusão de que a situação da política económica se deteriorou significativamente em comparação com o trimestre anterior. A Alemanha teve um desempenho particularmente fraco, com menos 16 pontos em comparação com a média global de mais 0,5 pontos. É criticado o facto de a política económica alemã depender muito pouco dos mecanismos de mercado e demasiado da regulamentação e das medidas económicas planeadas.
Outros países europeus, como a Grã-Bretanha, a Itália e a Áustria, também tiveram um desempenho igualmente fraco. Numa comparação global, países como os EUA, a Índia e a China apresentam uma evolução mais positiva das suas políticas económicas.
Os peritos também manifestaram preocupação com a situação política na Europa, que está a deteriorar-se globalmente. Foi dada especial ênfase ao declínio da qualidade do trabalho governamental e ao declínio geral da estabilidade política na América do Norte e na Europa.
Esta evolução também tem impacto sobre a inflação, prevendo-se um nivelamento gradual no Norte Global, enquanto se prevê que a inflação explodirá noutras partes do mundo. Até 2026, a taxa de inflação na Europa Ocidental deverá cair para 2,4 por cento, aproximando-se lentamente da meta do BCE de 2,0 por cento.
Globalmente, existe um quadro geral preocupante que afecta a situação económica e política na Alemanha e na Europa. A evolução actual poderá também ter um impacto no mercado financeiro e no sector financeiro, que deverá ser acompanhado e avaliado de perto.
Leia o artigo fonte em www.schwaebische.de