Especialistas económicos alertam para um novo declínio na economia alemã de 0,5 por cento no próximo ano
A economia alemã poderá encolher ainda mais no próximo ano. O Instituto de Colónia para a Economia Alemã assume um declínio de 0,5 por cento. Pelo menos. Face à situação de crise, o Instituto Económico Alemão (IW) espera um declínio no desempenho económico alemão no próximo ano. Espera-se que o produto interno bruto (PIB) diminua 0,5 por cento em 2024, anunciou o instituto relacionado com o empregador na quarta-feira. Seria o segundo ano consecutivo com uma economia em contração. O governo federal presumiu recentemente um crescimento de 1,3% para o próximo ano. O Conselho de Peritos, que assessora o governo, prevê um aumento de 0,7 por cento. De acordo com a avaliação do IW, no entanto...

Especialistas económicos alertam para um novo declínio na economia alemã de 0,5 por cento no próximo ano
A economia alemã poderá encolher ainda mais no próximo ano. O Instituto de Colónia para a Economia Alemã assume um declínio de 0,5 por cento. Pelo menos.
O governo federal presumiu recentemente um crescimento de 1,3% para o próximo ano. O Conselho de Peritos, que assessora o governo, prevê um aumento de 0,7 por cento.
Contudo, de acordo com a avaliação do IW, as condições gerais continuam a ser tão más que isto não será bem sucedido. A disputa sobre o orçamento federal é particularmente perturbadora para as empresas. De acordo com a análise, muitos suspenderam os seus investimentos.
Para a previsão, os investigadores do IW utilizaram cálculos de modelo para examinar como isso afetaria a economia. Assim, serão eliminadas despesas governamentais superiores a 20 mil milhões de euros. Isto empurra o PIB para baixo em cerca de 0,5 por cento. “Na pior das hipóteses, até mesmo um declínio de um por cento é possível.”
De acordo com um relatório de amp2.wiwo.de,
A previsão do Instituto de Colónia para a Economia Alemã de um possível declínio na produção económica alemã em 0,5 por cento no próximo ano representa uma visão pessimista do futuro desenvolvimento da economia alemã.
Dado que as condições gerais são avaliadas como más e a disputa sobre o orçamento federal está a perturbar as empresas, isto poderá levar a uma maior relutância em investir. Nos cálculos do modelo, os investigadores da IW determinaram que uma perda de despesas governamentais superior a 20 mil milhões de euros poderia fazer cair o PIB em cerca de 0,5% e, no pior dos casos, até até 1%.
Esta previsão poderá ter impacto no mercado e na indústria financeira, uma vez que as empresas e os investidores poderão agir com mais cautela devido à situação económica incerta. Poderá haver um declínio no investimento e uma actividade económica globalmente moderada, o que poderá afectar os mercados financeiros e levar a um sentimento geral de incerteza.
Leia o artigo fonte em amp2.wiwo.de