Especialistas económicos classificam a Alemanha como um local satisfatório
Os economistas classificam a localização da Alemanha como “satisfatória”. A análise mostra a necessidade de reformas e ações para tornar a economia mais atrativa. Descubra os detalhes!

Especialistas económicos classificam a Alemanha como um local satisfatório
Uma análise actual da situação económica na Alemanha mostra uma situação melhorada, mas os economistas apenas classificam a Alemanha como um local “satisfatório”. Uma pesquisa do Instituto Ifo de Munique mostrou que a classificação média é de 3,4, o que é quase suficiente. Apenas 20% dos economistas inquiridos classificaram a localização como “boa”, enquanto apenas 2% a classificaram como “muito boa”. No geral, 23 por cento consideraram a localização como “ruim” ou “inadequada”.
Os economistas consultados pelo Instituto Ifo de Munique consideram que a Alemanha está mal posicionada na comparação internacional. A burocracia e os regulamentos foram particularmente criticados. Os especialistas sublinham que são necessárias reformas como a redução da burocracia e o aumento dos investimentos em infra-estruturas e digitalização, ao mesmo tempo que devem ser implementadas reformas adequadas nas pensões.
Um estudo da empresa de auditoria Ernst & Young confirmou a avaliação da qualidade medíocre da localização da Alemanha. No ano passado, o interesse das empresas estrangeiras em investir na Alemanha caiu. As principais razões para tal foram a burocracia, a digitalização inadequada e os elevados níveis de incerteza nas áreas administrativa e económica.
Segundo os economistas, os pontos fracos da Alemanha como local de negócios incluem principalmente regulamentação e burocracia, seguidas de custos, incertezas em relação às matérias-primas e energia, e digitalização inadequada. As instituições políticas e o capital humano, por outro lado, são vistos como pontos fortes da localização. A discrepância entre as avaliações dos economistas e as discussões públicas mostra a complexidade dos desafios que a Alemanha enfrenta como local de negócios.