Os peritos económicos apelam a uma mudança clara de rumo e a reformas estruturais profundas.
De acordo com um relatório de www.hl-live.de, o Presidente Hagen Goldbeck apelou a uma verdadeira mudança de rumo com reformas estruturais profundas na política económica na recepção de Ano Novo da Câmara de Comércio e Indústria (IHK). Enfatizou a necessidade de um compromisso claro com a economia, de responsabilidade pessoal e de condições-quadro fiáveis, a fim de retomar a trajetória de crescimento. Após quatro anos consecutivos de crise e de incertezas a nível interno e externo, a economia necessita de condições significativamente melhores e fiáveis para retomar a trajetória de crescimento. Os políticos devem enviar um forte sinal de optimismo para recuperar a confiança perdida das empresas. As demandas das empresas vão desde reformas tributárias até a aceleração dos processos de planejamento até...

Os peritos económicos apelam a uma mudança clara de rumo e a reformas estruturais profundas.
De acordo com um relatório de www.hl-live.de, o Presidente Hagen Goldbeck apelou a uma verdadeira mudança de rumo com reformas estruturais profundas na política económica na recepção de Ano Novo da Câmara de Comércio e Indústria (IHK). Enfatizou a necessidade de um compromisso claro com a economia, de responsabilidade pessoal e de condições-quadro fiáveis, a fim de retomar a trajetória de crescimento. Após quatro anos consecutivos de crise e de incertezas a nível interno e externo, a economia necessita de condições significativamente melhores e fiáveis para retomar a trajetória de crescimento. Os políticos devem enviar um forte sinal de optimismo para recuperar a confiança perdida das empresas.
As exigências das empresas vão desde reformas fiscais à aceleração dos processos de planeamento e ao reforço da infra-estrutura e da estrutura de localização. Stefan Kooths, diretor do Centro de Investigação em Economia e Crescimento do Instituto para a Economia Mundial em Kiel, afirmou que, após o abrandamento económico do ano passado, é previsível uma expansão moderada para 2024. No entanto, as alterações demográficas e a transformação energética estão a colocar pressão sobre as possibilidades de produção.
O primeiro-ministro Daniel Günther enfatizou que há muitos motivos para otimismo e confiança, incluindo a decisão do fabricante sueco de células de bateria Northvolt de se instalar em Heide. Este projeto de assentamento oferece grandes oportunidades para a região e para o país. Os políticos devem prestar assistência às empresas, especialmente na aceleração dos processos de planeamento e aprovação.
As exigências da IHK continuaram no sentido da cooperação transfronteiriça e de uma forma de pensar futura e em maior escala no que diz respeito à infra-estrutura de transportes e à transição energética.
As preocupações expressas pela IHK e pelo perito mostram que a economia na Alemanha está em apuros e que existe uma necessidade urgente de acção no que diz respeito a reformas estruturais e condições de enquadramento fiáveis. Além disso, a competitividade internacional também é destacada através de investimentos em energias renováveis e inovações.
No geral, é necessária uma mudança de mentalidade por parte do Estado, a fim de se concentrar mais na responsabilidade pessoal e na confiança. Uma desregulamentação consistente a todos os níveis, bem como investimentos direcionados em infraestruturas, redes e inovações, são essenciais para resolver a escassez de trabalhadores e de trabalhadores qualificados e para reforçar a competitividade.
Leia o artigo fonte em www.hl-live.de