Política económica: Especialista financeiro apela a uma maior cooperação da UE para garantir a segurança do abastecimento.
De acordo com um relatório de www.morgenpost.de, especialistas económicos apresentaram propostas para reforçar a segurança do abastecimento na Alemanha. Defendem uma maior cooperação a nível europeu, a fim de reduzir a dependência de outros países, especialmente para bens críticos. O Conselho Consultivo Científico do Ministério Federal da Economia enfatizou que a economia alemã é particularmente vulnerável às incertezas nas cadeias de abastecimento internacionais devido à sua forte base industrial e ao elevado grau de abertura do mercado. As estatísticas comerciais não mostram uma grande dependência de países importadores individuais, mas isto pode ser diferente para matérias-primas importantes. O comité consultivo alertou para os possíveis efeitos de uma dissociação da Alemanha nos produtos electrónicos e nos serviços de TI. Em um…

Política económica: Especialista financeiro apela a uma maior cooperação da UE para garantir a segurança do abastecimento.
De acordo com um relatório de www.morgenpost.de,
Especialistas económicos apresentaram propostas para reforçar a segurança do abastecimento na Alemanha. Defendem uma maior cooperação a nível europeu, a fim de reduzir a dependência de outros países, especialmente para bens críticos. O Conselho Consultivo Científico do Ministério Federal da Economia enfatizou que a economia alemã é particularmente vulnerável às incertezas nas cadeias de abastecimento internacionais devido à sua forte base industrial e ao elevado grau de abertura do mercado.
As estatísticas comerciais não mostram uma grande dependência de países importadores individuais, mas isto pode ser diferente para matérias-primas importantes. O comité consultivo alertou para os possíveis efeitos de uma dissociação da Alemanha nos produtos electrónicos e nos serviços de TI. Se as relações de fornecimento cessassem, poderiam ocorrer perdas significativas na criação de valor, no valor de milhares de milhões.
Contudo, os peritos alertaram contra medidas políticas precipitadas para conter estas flutuações, uma vez que estas podem muitas vezes ser contraproducentes e orientadas para o curto prazo. Consideram que os acordos de comércio livre da UE e um maior envolvimento da UE na política comercial são instrumentos importantes para garantir o abastecimento.
A criação de um gabinete europeu para a segurança do abastecimento e a coordenação de reservas estratégicas conjuntas de matérias-primas essenciais são recomendadas como medidas possíveis para garantir a segurança do abastecimento.
Tendo em conta estas propostas, é provável que a política futura se concentre mais na cooperação dentro da UE para garantir a segurança do abastecimento. O impacto poderá trazer mudanças significativas na política comercial e nas relações com outros países. A criação de um Gabinete Europeu de Segurança do Aprovisionamento poderá também ter um impacto direto na disponibilidade de determinadas matérias-primas e produtos.
O aumento da cooperação a nível europeu também poderia ajudar a reduzir as perdas de criação de valor no caso de uma possível dissociação nos setores da eletrónica e das TI. Uma proteção mais forte dos investimentos estrangeiros por parte das empresas alemãs poderia ajudar a reduzir o risco.
As medidas acima referidas mostram claramente que a política e a economia estão estreitamente interligadas e que as decisões políticas podem ter um impacto significativo no mercado e no sector financeiro. É, portanto, importante acompanhar estes desenvolvimentos e analisar cuidadosamente os seus possíveis efeitos.
Leia o artigo fonte em www.morgenpost.de